sáb 29 nov 21H30

MUSICA
[AUDITÓRIO] 3,5€

140º Aniversário do Nascimento de Egas Moniz

Banda Bingre Canelense
revisita Richard Wagner
[Comprar bilhete] [Enviar a um amigo]

[Banda Bingre Canelense]
Nelson Aguiar direção musical
Susana Milena voz

O deslumbramento pela música de Richard Wagner levou o casal Egas Moniz, alguns anos seguidos, aos festivais de Bayreuth. Haveria outras afinidades entre o cientista e o compositor? Wagner recebeu a influência de um tio interessado pela filosofia e as artes.

Às suas composições junta escritos literários sobre Arte, Poesia, Revolução política. No que seria a realização da sua vida musical opõe à estética predominante a síntese da música, da poesia, da dança, da cena teatral, dando-lhe um conteúdo humano arrebatado, no lirismo e no drama. Nos seus temas orquestrados serve-se de diversos instrumentos, alguns criados mesmo por ele, e prossegue conduzido persistentemente e teimosamente pelos seus "leitmotive". Vai a Paris e Londres onde obtém os seus primeiros triunfos. Continua a fazer ruturas com as formas musicais tradicionais. Volta à pátria e adquire renome pelas suas execuções magistrais de grande chefe de orquestra, apesar das oposições de alguns dos seus pares às suas ideias reformadoras.

Inaugura triunfalmente os festivais de Bayreuth em 1876, como grande marca do seu tempo. Em Wagner encontra-se o suporte de ideias novas, problemas da liberdade humana, exaltação das virtudes populares e sociais, tudo num empolgamento profundamente renovado e original.

Pode afirmar-se que nas genialidades humanas, sejam quais forem as suas expressivas realizações, há causas, razões, motivações pessoais criativas comuns. Em alguns casos exemplares, a comparação desse vitalismo é surpreendente.


António Macieira Coelho (Sobrinho-neto de Egas Moniz)