sex 17 jun 21H30

Exposição “Cartazes do Avanca – a imagem de 20 edições de um festival de cinema"

[Enviar a um amigo]

Esta mostra estará visível e poderá ser visitada durante os meses de junho e julho nos horários de abertura do Cine-Teatro de Estarreja.


Esta exposição integra o ciclo de 3 exposições que celebram as 20 edições do Avanca. A primeira foi “Uma frincha sob o museu” da autoria de Mariana Macedo, e a última será a mostra de fotografia da autoria de Luís Oliveira Santos e Mário Xavier que retratam as sessões especiais do AVANCA EM MOVIMENTO, um registo de novas memórias, novos encontros e novos amigos.


Ainda no dia 17 pelas 22h terá lugar na freguesia de Canelas a última sessão promovida em casa da população. O balanço das primeiras 4 sessões não podia ser melhor. Cerca de 90 pessoas já participaram nestas sessões intimistas. Desta vez a sessão será em casa da Paula Almeida de Canelas que assim será a anfitriã desta sessão especial.


Nesta tela mais uma vez irão passar alguns dos melhores filmes do AVANCA. Para esta sessão a escolha foi “O Acidente” realizado por André Marques que recebeu o Prémio Competição Avanca 2008 e que acaba de estrear nos cinemas nacionais a acompanhar a longa-metragem documental GRANDES ESPERANÇAS.


Da edição de 2015 selecionamos o filme espanhol “Acabo de tener un sueño” realizado por Javi Navarro que recebeu o Prémio Melhor Curta-Metragem. A animação que recebeu uma menção especial do Júri em 2012 “Borderline” de Dustin Rees, da Suíça será outras das escolhas. “A Parideira” de José Miguel Moreira em competição em 2012 é outra das seleções. Para finalizar a sessão teremos a curta-metragem “Sexo sem idade” de Lardyanne Pimentel, Ariana Caldeira, Katia Ferreiro, Catarina Caldas, Pedro Pintalhão exibida na edição de 2013.


A iniciar a sessão vai ter lugar a exibição especial de “Vamos ao mercado!” realizado por Armandina Ramos, onde o grupo de músicos e cantadores populares (representando Maria Barbuda e Marques Sardinha), apanham o comboio na estação de Avanca, como ponto de encontro para irem ao Mercado.


O AVANCA 2016 irá decorrer na última semana de julho, reunindo as suas competições entre os dias 27 e 31 do mesmo mês. Sendo uma organização do Cine-Clube de Avanca e Câmara Municipal de Estarreja, tem tido o apoio do ICA/Ministério da Cultura, Instituto Português do Desporto e da Juventude, Turismo do Centro, FCT, Junta de Freguesia, Paróquia e Escola Egas Moniz de Avanca, para além de várias organizações internacionais e entidades locais.