sáb 11 mar 21H30

AUDITÓRIO 5€ / 3€ (CARTÃO AMIGO, CARTÃO SÉNIOR E JOVEM MUNICIPAL)

DANÇA CONTEMPORÂNEA | 50 MIN | M/12

LA NUIT TOUS LES CHATS SONT GRIS

De Laurence Yadi e Nicolas Cantillon pela Companhia INSTAVEL
[Comprar bilhete] [Enviar a um amigo]

“À noite todos os gatos são pardos” é um provérbio muitas vezes usado em rimas e em histórias infantis. Este provérbio inspira-se, antes de mais, num fenómeno fisiológico: à noite, quando a luz é fraca, os três tipos de cones da nossa retina, que são responsáveis pela visão diurna, não têm sensibilidade suficiente. Os bastonetes, que permitem a visão noturna, substituem-nos, mas só há um tipo que permite distinguir as cores. Assim, todos gatos, seja qual for a sua verdadeira cor, parecem pardos. A peça “La nuit tous les chats sont gris”(à noite todos os gatos são pardos), procura reinventar a perceção e interpretação do movimento coreo


A Companhia Instável é um projeto apoiado pela Secretaria de Estado da Cultura, cujos objetivos se centram no desenvolvimento da dança contemporânea do país e da cidade e na criação de oportunidades profissionais a intérpretes de dança contemporânea.


O seu projeto de companhia consiste no convite a um criador de renome internacional para criar para e a partir de um conjunto de jovens intérpretes selecionados por audição. Para as últimas produções, a Companhia Instável convidou os coreógrafos Hofesh Shechter, Gregory Maqoma, o encenador Tiago Rodrigues e, mais recentemente, Emmanuelle Huynh.


No seu projeto Lugar Instável - Campo para as Artes Performativas sediado no TM Campo Alegre, são desenvolvidas residências artísticas para jovens criadores e disponibilizada uma oferta formativa na área da dança e outras complementares, dirigida a profissionais e estudantes interessados em aprofundarem os seus conhecimentos e competências. Este espaço pretende constituir-se como um local de encontro, partilha e reflexão em torno das práticas artísticas.


Laurence Yadi e Nicolas Cantillon Direção Artística, Daniela Cruz Assistência Artística, Melissa Ugolíni, Marie Khatib-Shahidi, Sérgio Noé Quintela e Rosana Ribeiro Intérpretes, Maurice Louca Música, Ricardo Alves Desenhador de Luz, Ana Isabel Castro, Carlota Rodrigues e Maria Soares Estagiários à criação, Culturgest e Teatro Municipal do Porto Coprodução, Companhia Instável Produção


A Companhia Instavel é uma estrutura financiada pelo Governo de Portugal – Ministério da Cultura /Direção Geral das Artes gráfico numa quase penumbra. Este projeto visa criar uma multitude de sensações perante um ato coreográfico sem narrativa explícita.


[Espetáculo promovido pelo Cine -Teatro de Estarreja]