seg 01 mai 00H00
sex 30 jun 00H00

MONTRA CTE

MAIO / JUNHO É DEDICADO À LUZ E AO PAPEL
[Enviar a um amigo]

Em maio e junho, a MONTRA reveste-se de um ar tropical feito de luz e papel pelas mãos dos OWL paperlamps, que nos visitam de Lisboa.


Hugo Formiga e Maria Teresa Almeida são os criadores dos OWL paperlamps. A marca surge em Setembro de 2016 com uma coleção de figuras iluminadas feitas de papel, autênticas personagens de histórias e ambientes que vivem nas nossas casas. Recorrendo à técnica do paper craft – ou seja, a transformação e modelação manual do papel com expressão artística –, são desenvolvidos diferentes designs que exploram o potencial da forma, luz e volume. A bidimensionalidade da folha de papel é transformada numa realidade tridimensional, palpável. Tudo pode ser (re)criado em papel. Um material aparentemente frágil detém possibilidades infinitas no campo  da experiência com técnicas de corte, vincagem, dobragem e colagem.


A representação abstrata das figuras dos OWL paperlamps pretende captar identidades, expressões e movimentos. A integração da iluminação confere-lhes vivacidade, mas lembra também a efemeridade do momento em que a luz se acende e se apaga.


Os OWL paperlamps foram desenvolvidos como candeeiros em que as pessoas estão envolvidas no seu processo de conceção. Estão à venda em kits, de dificuldade variável, que contêm as peças que compõem os diferentes modelos. Como se se tratasse de um puzzle, propomos que sejam as próprias pessoas a montar – com técnicas de paper craft – os modelos, participando na componente lúdica do processo. O resultado é um trabalho comum, partilhado entre os criadores e o público que aceita o desafio.


 + info: www.owlpaperlamps.com