qui 09 nov 21H30

QUINTAS DE CINEMA

A TOCA DO LOBO

+ Foi o Fio (5')
[Comprar bilhete] [Enviar a um amigo]

[AUDITÓRIO] 3,5€/2,5€ (C/ DESCONTOS HABITUAIS) | SESSÃO C/ LUGARES MARCADOS (CARTÃO AMIGO, CARTÃO SÉNIOR E JOVEM MUNICIPAL)


DE CATARINA MOURÃO


GÉNERO DOCUMENTÁRIO | PORTUGAL 2015 | 102 MIN | M/12


Parte documentário, parte ficção, um filme sobre o escritor Tomaz de Figueiredo. Um olhar que abre as portas secretas de uma vida que deixou apenas o seu trabalho para a memória dos seus filhos e dos seus netos, tal como de uma família que se viu separada pela sua morte e marcada pelo dia-a-dia de um país ditatorial – um país duramente percorrido por quem escreveu sobre ele. Na sua antiga casa, vivem os segredos e os acontecimentos que nos falam, hoje, por um quarto fechado à chave – um quarto aberto pela câmara da realizadora e pelo movimento deste filme: a nossa intimidade.


Em 2003 a Câmara Municipal de Estarreja homenageou o escritor Tomaz de Figueiredo, numa cerimónia que incluiu o lançamento da obra “Tomaz de Figueiredo”. Do livro constam os testemunhos de Joaquim Lagoeiro, Olívio Amador, Artur Anselmo e José Bento sobre o escritor. A cerimónia contou também com  uma palestra pelo escritor estarrejense Joaquim Lagoeiro sobre o homenageado. “Conheci pessoalmente o Tomaz junto do Café Miranda, no passeio que lhe servia de esplanada. Um encontro para sempre”, recorda Joaquim Lagoeiro na dissertação “Tomaz de Ferreira – Um Testemunho”. Tomaz de Figueiredo viveu em Estarreja onde foi colocado notário em 1947. “Instalou-se na ‘Pensão Fortunato’, perto da Estação da CP. É em Estarreja que, com 45 anos, Tomaz de Figueiredo inicia a sua brilhante carreira de escritor, com a publicação do livro ‘Toca do Lobo’, embora já tivesse publicado alguma ficção em jornais e revistas”, refere Olívio Amador num outro texto selecionado para o livro que a  promoveu. Tomaz de Figueiredo tem também o seu nome inscrito na toponímia local.


Após o filme o espaço de debate estará aberto. Na conversa participará António Augusto Silva, investigador-autodidata sobre a história de Estarreja.



APOIO REDE-ICA/CCA