Vitor Norte, Paulo Pires e Pedro Lima revivem “A Noite” no Cine-Teatro de Estarreja

terça, 22 de abril, 2014

Por ocasião das comemorações do 40º aniversário da Revolução dos Cravos, o Cine-Teatro de Estarreja recebe “A Noite”, primeira obra dramática de José Saramago, adaptada por Paulo Sousa Costa e encenada por José Carlos Garcia. Dia 26 de abril, às 21h30, revive-se a madrugada do 25 de Abril de 1974 a partir da redação de um jornal.

"Qualquer semelhança com personagens da vida real e seus ditos e feitos é pura coincidência”, avisa José Saramago (1922-2010), único Nobel da Literatura em língua portuguesa, nas páginas iniciais da obra dramática. “A Noite” é a primeira peça de teatro escrita por Saramago, em 1979, e relata a noite da Revolução dos Cravos na perspetiva de uma redação de jornal da capital lisboeta.

Temas como a liberdade e a verdade jornalística extraem-se das entrelinhas da peça, dando-lhe atualidade e pertinência. A obra de José Saramago encontra-se, no tom irónico característico do autor, com o nervosismo e a agitação de um grupo de jornalistas, numa redação, depois de lhes ter chegado o boato de que está a acontecer uma revolução. A “profunda impressão de tédio, de rotina, de noite igual às outras” que vive aquela redação é, em segundos, abalada pelos acontecimentos que carimbaram a história do país.

Com um elenco de luxo e bem conhecido do público português, destacando-se nomes como Vitor Norte (que protagoniza o chefe de redação do jornal), Paulo Pires, Joana Santos, João Lagarto e Sofia Sá da Bandeira, “A Noite” estará em cena no Cine-Teatro de Estarreja (CTE) dia 26 de abril, no âmbito das comemorações do 40º aniversário da Revolução dos Cravos. Uma peça de forte sensibilidade e seriedade que aponta o dedo às invisíveis e persistentes teias de poder e à dicotomia entre os que resistem e os que se deixam contaminar pelo sistema.

Exposições, poesia, música e teatro celebram Abril

A Noite”, de José Saramago, entra em cena no CTE no âmbito das comemorações dos 40º Aniversário do 25 de Abril, juntamente com outras ações simbólicas, promovidas pelo Município de Estarreja, com o objetivo de perpetuar a memória deste marco na vida social, política e económica dos portugueses.
Até 30 de abril estará patente no CTE a exposição Cartazes 25 de Abril, do Centro de Documentação 25 de Abril e da Associação 25 de Abril, e na quinta-feira, dia 24 de abril, além da Conversa Com Luís Santarino Fernandes, o Bar do CTE recebe ainda a música de Coimbra Canta Abril, com António Ralha (guitarra), César Nogueira (viola), João Vaz (voz) e Mário Simões (voz). Às 16 horas de sexta-feira, dia 25 de abril, a Biblioteca Municipal recebe Pinho Neno com a apresentação do seu mais recente livro de poesia “Brados sem Eco” e, às 21h30, o CTE tem em cena “Os Anjos Tossem Assim” de Sandro W. Junqueira, numa interpretação do Grupo de Teatro Juvenil do CTE e encenação de Teresa Arcanjo.

A Noite | Reservar bilhete


Notícias relacionadas
Município de Estarreja assinala o 40º aniversário da Revolução dos Cravos
The Legendary Tigerman, Luís Represas e Cuca Roseta em destaque na nova temporada

A Noite, de José Saramago

A Noite, de José Saramago