CTE: Rita Guerra, Tiago Bettencourt e António Zambujo nos Concertos Íntimos 2015

Cine-Teatro de Estarreja entra mais cedo no novo ano

sexta, 12 de dezembro, 2014

A duas semanas do Natal, o Cine-Teatro de Estarreja abre o livro e mostra os nomes que figuram na programação cultural do espaço, nos primeiros meses de 2015. O grande destaque volta a ser o ciclo Concertos Íntimos que, na 9ª edição, conta com a cumplicidade de Rita Guerra (17 jan.), Tiago Bettencourt (21 mar.) e António Zambujo (23 mai.). Os bilhetes para todos os eventos já se encontram à venda nos locais habituais.

A heterogeneidade, característica intrínseca do programa do equipamento estarrejense fica comprovada numa rentrée onde a música, o teatro, a poesia e o cinema são garantidos. De janeiro a março do próximo ano, o Cine-Teatro de Estarreja (CTE) abre portas a produções e projetos artísticos com selo “made in Portugal”, mostrando a riqueza cultural do país e desempenhando o seu papel de promoção dos artistas nacionais. Um calendário para todos os gostos, capaz de aquecer mesmo nas noites mais frias.

A chegada do novo ano é dada por Jacinto Lucas Pires com a peça “Email (desta mãe que tanto te ama)”, dia 3 de janeiro, às 21h30. Ainda no teatro, a principal sala de espetáculos estarrejense recebe “Caixa Forte” (31 jan.), uma comédia com Fernando Mendes, “Mary Poppins” (28 fev.), protagonizada por Custódia Gallego, e “Estamos Todos?”, um monólogo com José Pedro Gomes que entra em cena no Dia Mundial do Teatro (27 mar.). Para os mais novos e famílias, a companhia Circolando apodera-se da obra de Virginia Woolf e apresenta “Viúva Papagaio” no Cine-Teatro de Estarreja (16 jan.).

Na música as sugestões passam por presenças marcantes na música portuguesa: António Chainho, mestre da guitarra portuguesa, comemora 50 anos de carreira (21 fev.) e o Maestro António Victorino d’Almeida conta a história da canção francesa, acompanhado pela voz de Nadia Sousa, em plena Semana da Francofonia. Os irmãos Rosado, também conhecidos por Anjos, incluem o CTE na sua tour nacional em formato acústico, dia 7 de março.

O tríptico composto por Rita Guerra, Tiago Bettencourt e António Zambujo dá corpo a mais uma edição dos Concertos Íntimos, marca assumida pelo CTE, com um histórico numeroso de impressionantes concertos e forte afluência de público. O Passe Geral que dá acesso aos três concertos da 9ª edição mostra ser uma excelente opção para as ofertas de Natal.

O renovado espaço Café-Concerto, no primeiro andar do edifício, volta a apresentar uma programação específica e regular, com novidades como Dear Telephone (9 jan.) e a união explosiva de Armando Teixeira e Rui Reininho (27 fev.), num serão de música e poesia motivado pelo lançamento do livro “Chá, Café e Etc.”

Filmes em cima da estreia


Com a aquisição do Cinema Digital, a exibição de filmes no CTE recebeu uma lufada de ar fresco. Às quintas-feiras mantém-se o ciclo Quintas de Cinema, em parceria com o Cine-Clube de Avanca e, aos domingos são as estreias nacionais que imperam em cartaz. O Cinema Infantil, aos primeiros domingos do mês, chega às 10h30 ao grande ecrã e o Cartaz de Domingo (aos domingos a anunciar) acontece às 17h. Já são conhecidos os filmes de janeiro: “Big Hero 6: Novos Heróis” (dia 4), “Exodus: Deuses e Reis”, de Ridley Scott (dia 18) e “À Noite no Museu: O Segredo do Faraó”, de Shawn Levy (dia 25). De forma a garantir uma programação cinematográfica atual, com estreias, a informação acerca dos restantes títulos será conhecida brevemente, garantindo os filmes do momento também nas datas de fevereiro e março. Consulte toda a programação em www.cineteatroestarreja.com

Agenda cultural do Município de Estarreja disponível para consulta digital aqui.

Tiago Bettencourt é um dos nomes dos Concertos Íntimos 2015

Tiago Bettencourt é um dos nomes dos Concertos Íntimos 2015