Filmes de Avanca nomeados para os Prémios SOPHIA 2015 do Cinema Português

segunda, 9 de março, 2015

4 filmes, produzidos ou coproduzidos pelo Cine-Clube de Avanca, acabam de receber 6 nomeações para os Prémios SOPHIA 2015, atribuídos pela Academia Portuguesa de Cinema. Curtas e longas-metragens que incluíram o ciclo Quintas de Cinema e passaram no grande ecrã do Cine-Teatro de Estarreja.

“Foi o Fio”, realizado por Patrícia Figueiredo, foi nomeado para o Prémio SOPHIA de Melhor Curta-metragem de Animação. Um trabalho que em novembro passou no grande ecrã do Cine-Teatro de Estarreja (CTE) e que, também nesse mês, mereceu o Prémio Jovem Cineasta no “CINANIMA 2014”. “À Beira Da Europa”, de Bernardo Cabral, e “Luz Clara”, de Miguel Lima e Vasco Vieira, foram ambos nomeados para o Prémio SOPHIA 2015 para a Melhor Curta-metragem Documental do Cinema Português.

“Pecado Fatal”, realizado por Luís Diogo, foi nomeado para os prémios Melhor Atriz (Sara Barros Leitão), Melhor Banda Sonora Original (Filipe Coutinho) e Melhor Canção Original com “Unforgettable” (letra e interpretação de Daniela Galbin). O filme, produzido pelo Cine-Clube de Avanca e pela Filmógrafo, estreou em maio de 2014 no CTE e foi a longa-metragem de ficção portuguesa que mais prémios internacionais arrecadou no último ano. “Pecado Fatal” recebeu 9 prémios em países tão diversos como Brasil, Bulgária, Cabo Verde, Canadá, Croácia, Itália, São Tomé e Príncipe e, naturalmente, Portugal.

A cerimónia da entrega dos Prémios SOPHIA decorre no dia 2 de abril, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, com transmissão em direto na RTP2. Os galardões foram lançados em 2012, para distinguir os profissionais do cinema nacional, e incluem cerca de duas dezenas de categorias. A Academia Portuguesa de Cinema foi fundada em 2011 e é a entidade que, em Portugal, nomeia, entre outros, o candidato português ao Óscar de Melhor Filme Estrangeiro.

Mais informações em http://academiadecinema.com/pt/ e http://ccavanca.blogspot.pt/

"Foi o fio", curta-metragem de Patrícia Figueiredo

"Foi o fio", curta-metragem de Patrícia Figueiredo