Jovens levantam a mão pelos seus direitos

terça, 21 de abril, 2015

O Teatro do Desassossego prepara-se para mais uma estreia no âmbito do projeto Panos 2015 e, no próximo dia 24 de abril, às 21h30, promete desassossegar a plateia com tudo o que tem para dizer.

O texto que marca mais uma incursão do Grupo de Teatro Juvenil do CTE - agora Teatro do Desassossego - ao universo Panos - Palcos Novos, Palavras Novas, promovido pela Culturgest, tem assinatura do autor galego Pablo Fidalgo Lareo. “Só há uma vida e nela quero ter tempo para construir-me e destruir-me” revela que os jovens também sabem o que fazem e que querem ter voz ativa na sociedade.

Escrita propositadamente para o Panos, a obra de Pablo Fidalgo Lareo recebe em Estarreja encenação de Teresa Arcanjo, que prefere classificar a peça como uma “performance” já que se trata de “um texto” sem personagens e demais elementos que caracterizam a estrutura típica de uma peça de teatro. Segundo Teresa Arcanjo, o texto escolhido pelos 9 jovens do Teatro do Desassossego, mostra “a revolta que esta geração tem de ter herdado um país defeituoso, uma europa defeituosa.”

Esta é a quarta estreia do Teatro do Desassossego. “Só há uma vida e nela quero ter tempo para construir-me e destruir-me”, de Pablo Fidalgo Lareo, segue-se a “Os Anjos Tossem Assim” (2014), de Sandro William Junqueira, “Ester” (2013), de Rui Catalão, e “The Grandfathers” (2012), de Rory Mullarkey. Com a apresentação da peça do ano passado, o Teatro do Desassossego mereceu distinção e, entre 35 grupos participantes, foi um dos 6 selecionados para mostrar todo o trabalho desenvolvido no Festival Panos, que decorreu em maio de 2014 na Culturgest, em Lisboa. Fazer parte do Festival Panos 2015 é uma ambição, mas a aprendizagem é a verdadeira prioridade. Teresa Arcanjo não esconde a vontade de voltar a Lisboa: “Claro que era fabuloso se nós conseguíssemos ir este ano outra vez, mas o importante é que eles aprendam com tudo isto.”

Com idades entre os 12 e os 18 anos, Bianca Oliveira, Cátia Azevedo, Gabriela Garcia da Silva, Henrique Rainho, Lucília Anjos, Mariana Ribeiro, Mariana Rodrigues, Sofia de Brito Tavares e Sofia Valente Bastos são os 9 adolescentes que dão corpo e voz a este manifesto. Dia 24 de abril, a partir do auditório do Cine-Teatro de Estarreja, o passado, o presente, a educação, o dinheiro, o capitalismo, a crise, o conformismo serão questionados, motivando o pensamento crítico face ao mundo atual. Quando o assunto é o futuro, estes jovens são os primeiros a levantar a mão.

Bilhetes à venda na Bilheteira do CTE, no site da Bilheteira Online, lojas CTT, Fnac e El Corte Inglés.

Teatro do Desassossego estreia "Só há uma vida..." de Pablo Fidalgo Lareo

Teatro do Desassossego estreia "Só há uma vida..." de Pablo Fidalgo Lareo