Kepa Junkera e Hamilton de Holanda trazem o Festim a Estarreja

quinta, 7 de maio, 2015

O programa completo da 7ª edição do Festim - Festival Intermunicipal de Músicas do Mundo foi revelado na manhã de 7 de maio, no espaço Café-Concerto do Cine-Teatro de Estarreja. De 13 de junho a 25 de julho, a festa das culturas tem lugar nos Municípios de Estarreja, Ovar, Albergaria-a-Velha, Águeda, Sever o Vouga e Oliveira do Bairro.

A cultura é fundamental no desenvolvimento de qualquer sociedade e achamos que este festim é também uma expressão muitíssimo interessante da cultura internacional que nós representamos localmente.” O Presidente da Câmara Municipal de Estarreja, Diamantino Sabina, deu assim as boas-vindas aos meios de comunicação social nacionais e regionais presentes, partilhando a mesa com João Alegria, Vereador da Cultura do mesmo Município, Elsa Corga, Vereadora da Cultura do Município de Águeda, Catarina Mendes, Vereadora da Educação de Albergaria-a-Velha, Almeida e Costa, Vereador da Cultura de Sever do Vouga, Alda Ribeiro, da Câmara Municipal de Ovar, Catarina Pereira, Município de Oliveira do Bairro, e Luís Fernandes, programador do Festim e representante da d'Orfeu Associação Cultural.

Estarreja tem uma relação umbilical com o Festim. “O Município de Estarreja está desde a primeira hora nesta parceria e sentimos, de ano para ano, que este ganhar músculo do festival tem vindo a ser concretizado, atingindo maturidade e crescendo”, sublinhou João Alegria. Para o Vereador da Cultura os dois concertos do Festim em Estarreja permitem, por um lado, “internacionalizar as atividades”, nomeadamente com Kepa Junkera & Sorginak a encerrar as Festas de Santo António, da Cidade e do Município a 14 de junho, e, por outro lado, expressar as capacidades do território com as sonoridades do projeto Bossa Negra dos brasileiros Hamilton de Holanda e Diogo Nogueira, agendado para 3 de julho no Cine-Teatro de Estarreja. “Sentiremos este pulsar do festim, ajudando a qualificar a nossa oferta cultural aos munícipes”, rematou João Alegria na sua intervenção.

8 grupos, 17 concertos, 6 municípios

Para Luís Fernandes, programador do festival, esta será a segunda melhor edição: “se o ano passado chegámos todos à conclusão de que foi a melhor edição de sempre do Festim, este ano gostaríamos de apresentar uma 7ª edição que demonstre que a do ano passado pode ter sido a melhor de sempre, mas não o tem de ser para sempre”.

De 13 de junho a 25 de julho, a 7ª edição do Festim estende-se por um total de 17 concertos, com explosões musicais em espaços públicos, mas também em alguns dos equipamentos culturais da região, numa viagem festiva por quatro continentes. Kepa Junkera & Sorginak (País Basco, Espanha), Jacky Molard Quartet (Bretanha, França), Noreum Machi (Coreia do Sul), Hamilton de Holanda e Diogo Nogueira (Brasil), Brigada Victor Jara (Portugal), Richard Bona (Camarões), Orquestra Típica Fernández Fierro (Argentina) e Ferro Gaita (Cabo Verde) são os nomes de 2015 do Festim e completam mais um ano de “um exercício de programação fascinante”, nas palavras de Luís Fernandes.

Único festival português a integrar a rede europeia European Forum of Worldwide Music Festivals, o Festim, chegou ao público no verão de 2009, recebendo a herança do “Festival Temático de Músicas do Mundo” (2002-2008). Estruturado numa programação em rede, composta atualmente por seis municípios da Região de Aveiro, este festival é coordenado pela d’Orfeu Associação Cultural e representa uma mais-valia em termos de oferta artística, qualificação de públicos e aproximação de culturas. A 7ª edição do Festim ao pormenor em www.festim.pt

Apresentação da 7ª edição do Festim juntou os seis Municípios da rede

Apresentação da 7ª edição do Festim juntou os seis Municípios da rede