Os quatro cantos do mundo no palco do Cine-Teatro de Estarreja

segunda, 11 de setembro, 2017

Nova temporada traz Gisela João, Rita RedShoes, Alexandra Lencastre, Diogo Infante ou Victor Hugo Pontes

À abrangência cultural, um dos pontos de honra da programação do Cine-Teatro de Estarreja, junta-se no último trimestre de 2017, uma leitura das diferentes áreas artísticas dos quatro cantos do mundo, que permitem a validação assertiva do termo global.

Estarrejazz apresenta cartaz de luxo

A voz no Jazz é o destaque para continuar a escrever em letras douradas: ESTARREJAZZ, que decorre de 5 a 14 de outubro. Cristina Branco, a sueca Lina Nyberg, a carioca Paula Morelenbaum em concerto exclusivo, com Ralf Schmid, o saxofonista estarrejense João Mortágua, vencedor do Prémio RTP/Festa do Jazz “Artista do Ano”, e a ascendente Big Band Estarrejazz, garantem uma 12ª edição de luxo. 

Música portuguesa do fado ao pop

Por outro lado, o circuito de música portuguesa Outonalidades vai permitir enfrentar olhos nos olhos, na intimidade do Café Concerto, CRU (31 outubro), Rogério Charraz (25 novembro) e Andarilho 2.0 (1 dezembro). 

O fado e o pop não se fizeram rogados e estão muito bem representados pela poderosa voz de Gisela João (4 novembro), por Rita RedShoes (23 setembro) e pelos Azeitonas (16 dezembro), não faltando uma estreia discográfica: a do estarrejense com uma costela de samba: Nuno Bastos (3 novembro).

Os clássicos de Moliére

“Quem Tem Medo de Virginia Woolf”, com Alexandra Lencastre e Diogo Infante, e “Jardim Zoológico de Vidro” (2 dezembro), este último com a sempre marcante encenação de Jorge Silva Melo, representam, não fosse essa a sua arte, e muito bem, o teatro. E com Salvador Martinha (21 outubro) e os brasileiros Sbornia Kontratracka (4 outubro), a dizerem: humor, presente!

Dança da Rússia à Argentina

A dança não quis ficar de fora da globalidade: da Rússia, “A Bela Adormecida” pelo Russian Classical Ballet (24 novembro) e das pampas argentinas, o Tango, Património Imaterial da Humanidade, com a produção nativa “Entre Tangos” (9 dezembro) para aquecer a época natalícia.

Hábitos culturais em família

E como de pequenino… se aprende a vir ao CTE, “Nocturno” (29 outubro) de Victor Hugo Pontes, com sessão para público escolar, tal como “Anikibebé” (22 outubro) e Dança para Pais e Filhos (12 novembro), oficina orientada por Leonor Barata, destacam-se na orientação pelos princípios do LAC – Laboratório de Aprendizagem Criativa, para usufruir em família, com um piscar de olho aos mais pequenos.

Este resumo da atividade cultural não dispensa a consulta atenta da nova Agenda Municipal set | dez 2017, e tal como refere o editorial da mesma, “revemo-nos nesta cultura de dar cultura”!