Cinema, música e dança são as propostas ecléticas para este fim-de-semana

quarta, 8 de novembro, 2017

O filme “Toca do Lobo”, sobre o escritor Tomaz de Figueiredo, o concerto da Banda Visconde de Salreu com o trompetista Jorge Almeida e o espetáculo “Dança para Pais e Filhos” preenchem a agenda destes dias no palco do CTE.


O filme sobre o escritor Tomaz de Figueiredo, que iniciou a sua carreira em Estarreja aos 45 anos, é a primeira proposta do Cine-Teatro de Estarreja (CTE) já com o fim-de-semana à espreita. As “Quintas de Cinema” exibem esta quinta-feira, dia 9,  às 21h30, o documentário “Toca do Lobo”, da realizadora Catarina Mourão. Um olhar que abre as portas secretas de uma vida que deixou apenas o seu trabalho para a memória dos seus filhos e dos seus netos. Recorde-se que em 2003, Estarreja prestou homenagem ao escritor com o lançamento do livro “Tomaz de Figueiredo” que reúne testemunhos de Joaquim Lagoeiro, Olívio Amador, Artur Anselmo e José Bento. O escritor viveu em Estarreja onde foi colocado notário em 1947. Após o filme, será explorada essa relação de Tomaz de Figueiredo com o município estarrejense numa conversa com António Augusto Silva, investigador - autodidata sobre a história de Estarreja. Como é habitual as “Quintas de Cinema”, resultantes da parceria do Cine-Clube de Avanca e Município de Estarreja, garantem sessão dupla de filmes. A abertura fica marcada pela exibição da curta-metragem “Foi o Fio”, realizada por Patrícia Figueiredo.

Banda filarmónica numa viagem ao fado

No sábado, dia 11, às 21h30, a Banda Visconde de Salreu apresenta um concerto em duas partes, com a interpretação da Banda e do seu convidado Jorge Almeida, notável trompetista, que preencherá a segunda parte do concerto. O que este espetáculo oferece é uma viagem pela música portuguesa tendo o fado como motivo condutor, mas desta vez "cantado" pelo trompete de Jorge Almeida que apresentará temas bem conhecidos e reunidos no seu último CD. A Banda Visconde de Salreu, afirmando a sua versatilidade e fluência no discurso musical, abordará esta temática na vertente instrumental e vocal num concerto plurifacetado a não perder.

Dança para usufruir em família

E como de pequenino… se aprende a vir ao CTE, no domingo, dia 12, às 10H30, a  bailarina e coreógrafa Leonor Barata oferece, às famílias, um espetáculo de dança para pais e filhos, onde os grandes servem de apoio e suporte para as acrobacias dos pequenos e os pequenos rebolam, rodam e apoiam-se nos pais. Este espetáculo tem da chancela do LAC – Laboratório de Aprendizagem Criativa, para usufruir em família, com um piscar de olho aos mais pequenos.

 

A oferta Cultural do Cine-Teatro de Estarreja pode ser acompanhada, subscrevendo a Newsletter semanal, consultando a agenda trimestral AME e as plataformas disponíveis online como o Facebook e o portal na internet.


 Bons Espetáculos!