sáb 19 nov 21H30

DANÇA

BATE FADO

[Comprar bilhete] [Enviar a um amigo]

AUDITÓRIO 8,00€ | 6,00€ (cartão amigo, cartão sénior e jovem municipal) | SESSÃO c/ lugares marcados


GÉNERO DANÇA | DURAÇÃO 110 min | CLASSIFICAÇÃO ETÁRIA M/6


BATE FADO, de Jonas&Lander, é um espetáculo híbrido entre a dança e o concerto de música com 9 performers: 4 bailarinos, 4 músicos e um fadista (bailarino). À semelhança da maioria das correntes musicais urbanas, tais como o Samba ou o Flamenco, também o Fado teve danças próprias. Em Lisboa, a dança que teve maior expressão foi o Fado Batido, uma dança baseada num sapateado energético e virtuoso. Em BATE FADO, Jonas&Lander propõem-se a reinterpretar e a recuperar o ato de se bater (sapatear) o Fado, onde a dança emana a qualidade de instrumento de percussão em diálogo com a voz e as guitarras.

BATE FADO revela-se como o primeiro passo para o resgate da dança que o Fado perdeu.

Jonas&Lander direção artística e coreografia, Jonas, Lander, Patrick investigação, Catarina Campos, Jonas, Lander Patrick, Lewis Seivwright e Melissa Sousa interpretação, Yami Aloelela baixo, Tiago Valentim viola, Acácio Barbosa e Rui Poço guitarra portuguesa, Jonas voz, Jonas&Lander composição musical, Rui Daniel desenho de luz, João Pedreira operação de som, Rita Torrão cenografia, Fábio Rocha de Carvalho e Jonas figurinos, Gradaschi calçado, Fábio Rocha de Carvalho assistente de cenografia e figurinos, Associação Cultural Sinistra casa de produção, Patrícia Soares direção de produção e gestão, Inês Le Gué produção executiva e difusão internacional, Gabriel Lapas produção executiva, Centro Cultural de Belém, Cine-Teatro Avenida, Teatro Académico Gil Vicente, Teatro Municipal do Porto e Theater Freiburg coprodução, O Espaço do Tempo residência de coprodução, Centro Cultural Olga Cadaval, Estúdios Victor Córdon / OPART, Mala Voadora e Pro.dança apoio à criação, Casa-Museu Leal da Câmara, LIPA - Laboratório de Investigação de Práticas Artísticas da Universidade de Coimbra e Museu Bordalo Pinheiro apoio à investigação


Espetáculo promovido pelo Cine-Teatro de Estarreja


INFORMAÇÕES ADICIONAIS

17 NOV. QUINTA» 18H00

WORKSHOP  DANÇA | 120 MIN. | M/12

Lewis Seivwright colabora com Jonas&Lander desde 2016. Neste workshop serão abordados exercícios básicos de respiração e consciência corporal/espacial inspirados nas práticas do yoga. Treino de movimento funcional para mobilidade e força, construindo uma viagem suada, aeróbica, rítmica e musical através da imaginação e fisicalidade para trabalhar a coordenação, adaptabilidade, curiosidade e espírito de equipa.

O workshop pretende abordar a linguagem coreográfica de Jonas&Lander, através da transmissão de repertório da dupla.

Lewis Seivwright formador