Concertos Íntimos 2008 - Clã

Concertos Íntimos

Clã sem problemas de expressão em Estarreja

Aviões de papel voaram pelo Cine Teatro de Estarreja enquanto Manuela Azevedo, vocalista dos Clã, cantava “Adeus Amor”, o último tema do alinhamento previsto pelo grupo do Porto para o concerto de Estarreja

Uma hora e meia de concerto passara sem que se notasse qualquer minuto a contar.
Mas depois de um regresso a palco para o primeiro encore, o público já de pé não queria abandonar a sala e pedia o regresso do grupo e mais músicas. Assim foi mais duas vezes e sem saber o que cantar, os Clã ofereceram à plateia estarrejense, um novo tema, acabado de gravar.
Cine Teatro de Estarreja não encheu totalmente, mas recebeu os Clã com um coro de vozes que emocionou Manuela Azevedo. O primeiro momento da noite foi quando a vocalista fica sozinha em palco com Hélder Gonçalves a cantar “Sopro do Coração”, o público acompanhou e proporcionou um momento de intimidade único entre artistas e fãs. “Problema de Expressão foi outro temas que levou o público a cantar junto com Manuela Azevedo. A parceria entre palco e plateia foi perfeita.
“Foi uma noite reveladora. Tivemos um público muito bem informado acerca de todo o nosso trabalho e até do álbum mais recente”, confessou Manuela Azevedo no final do concerto.
A digressão do álbum “Cintura”, lançado em Outubro de 2007, tem sido realizada em salas muito semelhantes ao Cine Teatro de Estarreja e em localidades fora dos grandes centros, o que para os Clã tem-se revelado uma surpresa. “Estávamos apreensivos. É um espectáculo muito físico, rock, e perguntámos se não seria pouco adequado para salas com cadeiras e sem espaço para dançar e se o público pagaria quantias pouco habituais para nos ver”, explicou Manuela Azevedo.
A verdade é que o grupo tem tido salas cheias, com públicos muito curiosos sobre o grupo, pessoas que nunca tinham visto ao vivo os Clã ou pessoas que são público assíduo das salas de espectáculo que recebem a digressão e que não conhecem o trabalho e gostam do que ouvem.
“Cintura”, marca os 15 anos da banda natural do Porto. Contudo, Hélder Gonçalves não sentiu que passaram 15 anos. “Não demos conta que já passaram 15 anos. Há sempre novos desafios e ainda temos a sensação que estamos a conquistar pessoas com a nossa música”, referiu.
A maior parte das músicas do alinhamento pertencem ao “Cintura”, um disco que mostra um olhar feminino sobre o mundo. Contudo, não foram esquecidos grandes temas que têm acompanhado a história dos Clã, como “GTI”, “H2Homem”, “Sopro do Coração”, “Corda Bamba” ou “Problema de Expressão”.
Um espectáculo com um plano de luzes muito bem conseguido e com uma apresentação elaborada. Uma vocalista que se supera a cada concerto que dá.
Os Clã abriram a segunda edição dos “Concertos Íntimos”, no Cine Teatro de Estarreja. Trata-se de um conjunto de três concertos que contarão ainda com os “The Gift” (27 de Março) e o fado de “Camané”, a 10 de Maio.
Em 2007, Sérgio Godinho foi o primeiro cantautor convidado deste programa, seguido por Sara Tavares e Jorge Palma. Manuela Azevedo e Hélder Gonçalves vieram a Estarreja propositadamente para ver Sérgio Godinho e confessaram que desde então ficaram impressionados com o acolhimento da sala e do público estarrejense.

Carmen Martins
Publicado no Diário de Aveiro de 22 de Janeiro de 2008

Comentários [ 0 ]

Ainda não foi feito quaisquer comentário a este artigo.

Deixe o seu comentário

Apenas utilizadores registados no nosso site podem deixar comentários.

Se ainda não tem conta, registe-se aqui