ENTREVISTA A BIBI GOMES


Durante a próxima semana, de 27 de Junho a 1 de Julho, o CTE recebe uma Oficina de Teatro “Para Crianças Que Ainda Não Conseguem Chegar ao Puxador da Porta”. O nome diz tudo: esta é uma oficina que se destina aos mais pequeninos, dos 3 aos 5 anos, promovendo um primeiro contacto com a representação dramática e estimulando a criatividade das crianças. O CTE conversou com Bibi Gomes, responsável pela direcção artística e pedagógica destas oficinas de teatro, que explica com mais pormenor os objectivos da iniciativa.

Em linhas gerais, como descreve estas oficinas?
Este projecto tem como objectivo dar a oportunidade às crianças de terem um espaço que privilegia o afecto, a experimentação, a criatividade, a partilha de conhecimentos e o trabalho em colectivo. Espaço em que a monitora de teatro lhes fornece pistas de trabalho, os escuta e os incentiva a experimentar elementos de trabalho sem fazer juízos de valor, em que as crianças se apercebem que cada uma delas é única.
É um projecto que tem também como objectivos dar oportunidade aos familiares de se envolverem e sentirem-no como seu, e de incentivar as educadoras a aventurarem-se, a não terem medo de realizar projectos semelhantes (porque não existe o risco, existe somente o caminho).

O que levou à necessidade de realizar este projecto?
Nós sentimos que não havia um projecto como o nosso em termos de variedade e com os nossos objectivos. Há exemplos fantásticos de projectos artísticos em Portugal, mas não tantos como seria ideal. Queremos contribuir para melhorar esta situação e este projecto é a nossa forma de o fazermos.

Que feedback tem recebido das crianças, pais, professores?
A recepção por parte dos professores, pais e das crianças em si, ao projecto, tem sido muito positiva e gratificante, o que juntamente com as sugestões e críticas que recebemos, nos levou a melhorarmos a oficina progressivamente, de forma a que consigamos ter a melhor possível.

Como organizam as crianças pelas 6 oficinas que propõem no programa?
Todas as crianças participam nas oficinas de uma forma sequencial, de forma a manter uma linha de pensamento: começam pela Oficina de História (onde irão criar uma história em grupo), que será a base com que trabalharão nas outras (Oficina de Som e Música, Oficina de Maquilhagem, Oficina de Figurinos, Oficina de Cenários e a Oficina de Iluminação). Cada uma destas oficinas serve para enriquecer a história inicial, e mostra às crianças como se desenvolve um projecto artístico completo.

Quais são as valências que se espera que uma criança adquira depois de contactar com estas oficinas? E que repercussões lhe poderão trazer no futuro?
Se conseguirmos que as crianças consigam sair com mais auto-confiança, com um melhor contacto com a sua própria criatividade, com uma maior independência e simultaneamente com uma capacidade e predisposição para a cooperação, se conseguirmos qualquer uma destas coisas, os nossos objectivos estarão cumpridos. Além de tudo isto, esperamos que no futuro estas mesmas crianças tenham uma maior vontade de descobrir as várias artes com que interagem nas oficinas - música, teatro, dança...

Bibi Gomes, actriz do Teatro Extremo, é a responsável pela direcção artística e pedagógica destas oficinas de iniciação teatral Para Crianças Que Ainda Não Conseguem Chegar ao Puxador da Porta que procuram dar a provar o gosto do palco às crianças do período Pré-Escolar (dos 3 aos 5 anos). Com coordenação e produção do Teatro Extremo e com supervisão artística e acompanhamento pedagógico sob alçada de Paula Só e Luzia Paramés, esta é uma acção que aposta na continuidade e sustentabilidade do trabalho, com uma duração de 20 horas, ao longo de 5 dias (de 27 de Junho a 1 de Julho) e num total de dez sessões (duas por dia). Os pais também estão convidados a participar.

Esta é uma iniciativa que o CTE promove em parceria com a Cultrede.


Comentários [ 0 ]

Ainda não foi feito quaisquer comentário a este artigo.

Deixe o seu comentário

Apenas utilizadores registados no nosso site podem deixar comentários.

Se ainda não tem conta, registe-se aqui