STOCKHOLM LISBOA PROJECT

SEX 23 NOV 23H00

MÚSICA BAR CTE 1,50€
ENTRADA LIVRE PARA ESPECTADORES DO ESTARREJAZZ 2007
OUTONALIDADES'07 | AFTER-HOURS ESTARREJAZZ 2007

WORLD | FOLK

Violino: Sérgio Crisóstomo
Mandola nórdica e harmónica: Simon Stalspets
Bandolim: Luís Peixoto
Voz: Liana

Músicos portugueses e suecos juntaram-se neste projecto para explorar pontos de encontro entre as suas tradições musicais. Distantes no espaço, mas unidos pela linguagem universal que é a música, encontraram novas texturas e pontes entre uma tradição e outra.

O seu reportório abrange a música portuguesa e escandinava. Desde fado a polskas, a viagem é através da melancolia e festa, pela mão de excelentes músicos.

A surpreendente voz de Liana (duas vezes vencedora da Grande Noite do Fado no Coliseu de Lisboa) e a combinação de mandola nórdica, bandolim português e violino fazem deste projecto uma combinação única de fortes personalidades, revelando uma mistura inesperadamente intensa.

Sol, o novo CD do Stockholm Lisboa Project combina as tradições suecas e portuguesas. Simon Stålspets, Sérgio Crisóstomo, Liana e Luis Peixoto são a face deste projecto que traz a palco tradições das suas raízes culturais, actuando por todo o mundo com o Stockholm Lisboa Project.

Simon Stålspets

Músico profissional desde 1990 tem percorrido quase toda a Europa com diferentes projectos: Svart Kaffe, Kalabra, Lystra, Stockholm Lisboa Project e Marsipan.

Em 1996 diplomou-se mestre em guitarra eléctrica e em 2000 em composição, ambos na "Royal Music Academy" em Estocolmo.

Em 1998 ganhou o concurso internacional Kaustinen, de música tradicional, com Kalabra. Em 2000 recebeu uma bolsa de estudo da "Royal Music Academy" e em 2002 a bolsa "Stim".

Compõe música contemporânea para o Royal Opera Choir em Estocolmo, o Linnékvintetten, o duo de guitarras Mårten Falk & George Gulyas e faz também arranjos para os projectos onde participa. 

Sérgio Crisóstomo

Músico profissional desde 1994 tem formação clássica de violino e através dos anos desenvolveu um interesse especial pela música tradicional, adaptando o violino a múltiplos estilos musicais.

Foi bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian durante os seus estudos no Conservatório Nacional, e em 2000 foi convidado a representar Portugal num encontro Europeu de música tradicional, na Bretanha Francesa.

Desde 1998 tem também dirigido coros e visitado em tournée diversos países na Europa e a China.

Liana - http://www.lianapt.com/

A cantar em palco desde 1989. Ganhou doze prémios nos treze concursos em que participou. De entre os quais, por duas vezes, a "Grande noite do fado" no Coliseu de Lisboa, sendo assim a primeira intérprete a ser premiada duas vezes neste concurso, e em 2000 o "Festival da Canção" para a RTP.

De 2000 a 2005 interpretou o papel de Amália, quando jovem, no musical com mais sucesso dedicado à grande diva do Fado, Amália Rodrigues.

Fez tournées na Austrália, Estados Unidos, Canadá, Brasil e vários países da Europa. Interpreta diversos estilos musicais desde standards de Jazz a musicais, combinando a sua carreira a solo com colaborações em outros projectos. Prepara para 2007 o seu novo album a solo.

Luis Peixoto

Músico que desenvolveu uma forte ligação com a música tradicional. Tem tocado pela Europa e Canadá em diferentes projectos: Dazkarieh, Trio Sebastião Antunes, Salamander, Joana Melo e Monte Lunai.

Através do bandolim, cavaquinho e bouzouki mistura música tradicional portuguesa com outros estilos musicais nos projectos em que toca.