CORO MOZART

DOM 26 ABR 16H00

MÚSICA | 1,5€

CORO JUVENIL | 60MIN. | M/3

 

Maestro: Dionísio Vila Maior

Coro Mozart nasce na cidade de Viseu em 2006. Tendo como patrono musical Wofgang Amadeus Mozart, tem, actualmente, cerca de 50 jovens entre os 10 e os 16 anos, encontrando-se todos eles ligados, directa ou indirectamente, à Música, sendo alunos(as) de diversas Escolas e Colégios do Distrito de Viseu. Ainda que com uma vivência curta, o Coro Mozart rapidamente alcançou já distintos Prémios musicais, constituindo, hoje, um coro de referência, com aplauso de críticos musicais (norte-americanos, franceses, polacos e italianos) para a qualidade das suas vozes e dos arranjos (vocais e orquestrais) que apresenta.

O seu repertório encontra-se variavelmente distribuído por um conjunto de músicas, compositores, autores, grupos bem conhecidos: Mozart, Pink Floyd, John Lennon, Paul McCartney, Edwin Hawkins, David Dunbar, R. Kelly, Bobby Helms, Cy Coleman, Bruno Coulais, Alain Oulman, Paulo Gonzo, Rui Veloso, Jorge Palma, André Sardet, etc. Este repertório — quase todo acompanhado por orquestrações previamente gravadas em estúdio — abrange, um vasto leque de músicas seleccionadas de forma prudente e rigorosa, procurando-se, com isso, conciliar a tradição e a modernidade em diferentes registos: Clássico, música ligeira portuguesa, música popular portuguesa, fado, gospel, music hall, pop e rock, música popular francesa, música popular russa, etc.

Director Cultural
José Carmo:
Curriculum Académico e profissional: Estudos Musicais realizados no Conservatório Dr. José Azeredo Perdigão. Frequentou a Escola de Jazz do Porto. Representou a Roland em Feiras Internacionais como Especialista de Produto. Dirige a Produtora de Música EdiEstúdio, em Viseu. É Professor de piano.

Maestro
Dionísio Vila Maior:
Curriculum Artístico-musical: Estudos Musicais realizados no Conservatório de Música do Porto e no Conservatório Dr. José Azeredo Perdigão; começou a estudar piano em 1970; enquanto estudante do Ensino Superior, em Coimbra, integrou grupos de música, grupos de poesia e grupos de teatro; integrou o Coro Misto da Universidade de Coimbra; compositor da banda musical do filme Serra-Terra; investigou no domínio da música tradicional portuguesa (Mário Sampaio Ribeiro, Fernando Lopes Graça, José Firmino e Manuel Faria) e no domínio da música dos Países de Expressão Portuguesa; tem sido convidado para avaliar grupos musicais e tem integrado Júris de Festivais de Música; tem orientado seminários e Acções de Formação de Direcção Coral e Direcção Musical; entre 1992 e 2006, foi Maestro de diversos Coros (Universitários, de Institutos Superiores e Infanto-juvenis) e Grupos de música; tem mais de 100 obras musicais (distribuídas entre Autoria, Harmonização vocal e Orquestração).
Curriculum Académico: Professor Universitário; Mestrado e Doutoramento em Teoria da Literatura e Literatura Portuguesa; Coordenador de Seminários Internacionais de Literatura Portuguesa; Conferencista convidado em Universidades portuguesas e estrangeiras (Brasil, França, Espanha, Itália, Chile e Polónia); Membro de diversas unidades de pesquisa e de investigação internacionais; autor de mais de 40 trabalhos académicos (entre livros, ensaios, cadernos didáctico-pedagógicos, DVD’s e poesia); vencedor de prémios de Poesia e de Investigação Científica.

[ site oficial ]