QUARTETO SOFIA RIBEIRO & GUI DUVIGNAU

SEX 16 NOV 23H00

MÚSICA BAR CTE 1,50€
ENTRADA LIVRE PARA ESPECTADORES DO FILME ALTERNATIVO (HONRA DE CAVALARIA)
OUTONALIDADES'07

JAZZ

Voz: Sofia Ribeiro
Contrabaixo: Gui Duvignau
Piano: João Salcedo
Bateria: Leandro Leonet
 
Sofia Ribeiro, cantora portuguesa que tem vindo a acumular sucessos pelos palcos da Europa e E.U.A., apresenta-nos um novo e aliciante projecto com o contrabaixista e compositor Gui Duvignau, licenciado em composição pela Berklee College of Music (Boston).

Os dois iniciaram a sua colaboração musical em Boston e contam agora com a participação de João Salcedo no piano e Leandro Leonet na bateria. Interpretam originais, assim como arranjos pessoais de compositores de estilos diversos, passando por Zeca Afonso, Erykah Badu e Betty Carter. E assim nos deliciam com um projecto de diferentes atmosferas, sonoridades e palavras, onde a comunicação e a improvisação se revelam de enorme importância.

“Sofia é uma cantora/música excepcionalmente talentosa, estilisticamente diversificada e tecnicamente competente, com um ouvido e capacidade de articulação extraordinários. A sua interpretação é sofisticada, “condimentada” e extremamente expressiva. É uma das melhores improvisadoras vocais com que já trabalhei!”

Bob Stoloff, Berklee College of Music (Boston)

 

“Sofia parece insuflar alma nas letras e não apenas cantar as melodias e isso faz toda a diferença.”

Leonel Santos

“E para além da sua voz grandiosa com uma afinação perfeita, Sofia Ribeiro criou diversas atmosferas e momentos frágeis e emocionais com o seu canto delicado, cheio de “nuances” e diferentes timbres.”

Kultur, crítica sobre concerto no “Euro Jazz Gala”, Trier (Alemanha), Setembro 2004

“Sofia entrou com confiança e elegância no palco que se encontrava recheado de talentos. O seu som era magnífico. As suas escolhas musicais eram simples e de bom gosto, conseguindo ter presença sem os “clichés” habituais de drama e imitação. (…) Este é claramente um caso de verdadeiro amor musical e talento misturado sofisticadamente com trabalho árduo.”

Nomi Zysblat (Concerto da Rainbow Band no B.P.C. (Boston, Dezembro 2005)

“Sofia Ribeiro é uma cantora e compositora muito talentosa que compreende claramente os conceitos de harmonia, ritmo e improvisação. A afinação e capacidade de improvisação são excelentes.”

Maggie Scott, Berklee College of Music (Boston)

  

Nota biográfica – Sofia Ribeiro

Sofia Ribeiro terminou recentemente a sua licenciatura em jazz pela Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo do Porto, onde estudou com Maria João e Fay Claassen e onde actualmente lecciona. Durante o curso realizou intercâmbios de um ano na E.S.M.U.C. em Barcelona, onde se distinguiu com a classificação máxima final de “matrícula d’honor” à disciplina de canto jazz e na conceituada Berklee College of Music em Boston, onde foi aluna de Bob Stoloff como bolseira e foi-lhe oferecido o prémio “Oliver Wagmann Memorial Scholarship”, destinado a uma “cantora extraordinária que alcançou excelência académica na universidade”.

A cantora actua frequentemente em Portugal e no estrangeiro, tendo já passado por palcos no Luxemburgo, Bélgica, França, Holanda, Alemanha, Espanha e E.U.A. Gravou em Outubro de 2005 o seu primeiro CD em duo “Dança da Solidão” com o contrabaixista do Luxemburgo Marc Demuth e ganhou no mesmo ano o segundo prémio da competição internacional de jovens cantores de jazz em Bruxelas.