POESIA, TRADIÇÃO E SÉCULO XXI ENCONTRAM-SE NO BAR DO CTE AO SOM DOS XÍCARA

SEX 28 OUT 23H00

Carla Carvalho voz
David Viegas baixo
Helder Costa braguesa, bandolim e cavaquinho
Pedro Oliveira percussão
Nuno Cachada guitarra clássica
Rui Ferreira piano e acordeão
BAR CTE | 2€ | 60MIN. | M/6

A 15ª edição do circuito Outonalidades arranca a partir de sexta-feira, 28 de Outubro, no Bar do CTE. Os primeiros a chegar são os Xícara, músicos minhotos que juntam grandes nomes da poesia à música tradicional portuguesa. No total, de Outubro a Dezembro, 6 bandas levam ao Bar do CTE concertos de pequeno formato que podem ser ouvidos ao ritmo de uma boa conversa de café.

Em 2010 seis músicos do Minho resolveram juntar a poesia à música tradicional portuguesa. Assim nasceram os Xícara, que unem a tradição à contemporaneidade e que por onde passam espalham as palavras de grandes nomes da literatura portuguesa. A voz de Carla Carvalho canta versos de António Botto, João Penha de Oliveira Fortuna, João Cabral, João de Deus, Fernando Pessoa, Mário de Sá Carneiro, acompanhada por instrumentos e sonoridades tradicionais ao ritmo do século XXI.

Se me deixares eu digo, de António Botto, Eterno Feminino, poema da autoria de João Penha de Oliveira Fortuna, Cantiga, poema de João Cabral Nascimento e Cantiga Bailada, tradicional da Beira Baixa, são quatro dos dez temas que compõem este primeiro EP dos Xícara e que, na próxima sexta-feira, dia 28 de Outubro, pode ser ouvido ao vivo no Bar do CTE.

Além dos Xícara, nomes como MuSzabo-Silvera TangoLa ComandanciaCouple Coffee Cabraret têm espaço reservado no CTE para mais um ano de Outonalidades. O circuito volta a unir Portugal e Galiza em vários espaços de música ao vivo. Não obstante, o Bar do CTE recebe este ano grupos provenientes do norte de Portugal e da Galiza espanhola, com sonoridades que atravessam o mundo e outras trazidas especificamente do Brasil, da Argentina e também dos cabarets parisienses. O Outonalidades é promovido pela d'Orfeu e é já considerado uma das maiores redes de música ao vivo de pequeno formato do ocidente ibérico.


Mais informações em:
http://www.cineteatroestarreja.com
http://www.facebook.com/cinestarreja
http://twitter.com/CTE__