Concerto de Páscoa em Estarreja

O famoso Requiem de Mozart, última obra do compositor austríaco, vai ouvir-se no auditório do CTE pela Banda Visconde de Salreu.

SÁB 07 ABR 22H00
Banda Visconde de Salreu
Afonso Alves direção musical
José Ferreira convidado

Wolfgang Amadeus Mozart
Requiem em Ré menor KV626
CTE | 5€
CLÁSSICO | 70MIN.| M/6


O Cine-Teatro de Estarreja desafiou a Banda Visconde de Salreu a interpretar o Réquiem em Ré menor KV 626 de Mozart e a traduzi-lo num Concerto de Páscoa. Uma colaboração que obrigou esta instituição a um árduo trabalho de arranjo para adaptar o clássico do compositor austríaco a um agrupamento filarmónico. O resultado mostra a superação máxima deste desafio e pode ser apreciado ao vivo na noite que precede a Ressurreição. São assim propostos novos caminhos às coletividades locais no sentido de lhes dar o merecido destaque e reconhecimento, em benefício da sociedade.

O Réquiem em Ré menor KV 626 é uma missa fúnebre do compositor austríaco Wolfgang Amadeus Mozart, de 1791, sua última composição e talvez uma das suas melhores e mais famosas obras, não apenas pela música em si, mas muito pelos debates em torno de quais partes foi Mozart que compôs.
Mozart acabou por morrer antes da obra estar totalmente finalizada, tendo sido o seu discípulo Franz Xaver Sussmayr a fazê-lo.

A obra teve a sua estreia em Viena, no dia 2 de janeiro de 1793, num concerto em benefício da viúva de Mozart, Konstanze Weber. Agora, pelas mãos da Banda Visconde de Salreu e com arranjos do maestro Afonso Alves, esta obra do lendário compositor austríaco chega ao Cine-Teatro de Estarreja em jeito de celebração na noite que antecede o domingo de Páscoa, num apelo à introspeção.


Mais informações em:
http://www.cineteatroestarreja.com
http://www.facebook.com/cinestarreja
http://twitter.com/CTE__