Grupo de Teatro Juvenil do CTE apresenta The Grandfathers, de Rory Mullarkey

[ descarregar em .pdf ]


DOM 29 ABR 16H00
THE GRANDFATHERS
Rory Mullarkey texto
Grupo de Teatro Juvenil do CTE interpretação
Paula Alexandra Carreira coordenação do projeto
Cine-Teatro Juvenil do CTE organização e produção
CTE | 2,5€
PROJETO EDUCATIVO | 60MIN. | M/6

O Grupo de Teatro Juvenil do CTE vai ter a sua primeira apresentação pública no próximo domingo às 16 horas. No âmbito do projeto PANOS da Culturgest, estes nove jovens vão representar o texto The Grandfathers, de Rory Mullarkey, depois de cinco meses de ensaios.

Adriana Silva, Ana Amaro, Beatriz Oliveira, Carminda Costa, Henrique Rainho, João Nunes da Silva, Mariana Ribeiro, Raquel Silva e Rita Vinha são o Grupo de Teatro Juvenil do CTE. Nove jovens, com idades entre os 14 e os 16 anos, que em novembro passado quiseram fazer parte do Grupo de Teatro Juvenil do CTE, criado pelo Cine-Teatro de Estarreja com o propósito de integrar o projeto PANOS.

O PANOS – Palcos Novos, Palavras Novas – é um programa promovido pela Culturgest que alia o teatro escolar/juvenil às novas dramaturgias, inspirado no Connections do National Theatre de Londres. Todos os anos são escritas peças novas de propósito para serem apresentadas pelos grupos envolvidos. O Grupo de Teatro Juvenil do CTE participa este ano no PANOS com o texto The Grandfathers, de Rory Mullarkey, que relata a experiência de oito jovens recrutas no treino que os transforma em máquinas de guerra.

A apresentação pública de todo o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido acontece no próximo domingo, dia 29 de abril às 16 horas. Nesse mesmo dia dois elementos da organização do PANOS vão estar sentados na plateia para avaliarem a apresentação. Caso o Grupo de Teatro Juvenil do CTE fique bem classificado e se o seu espetáculo for um dos melhores a nível nacional a representar o texto de Rory Mullarkey, voltará a exibir-se publicamente no Festival PANOS que acontece em maio desde ano. As expectativas estão em alta, mas para já continuam os ensaios e a contagem decrescente para o grande dia.

O Grupo de Teatro Juvenil do CTE insere-se nas políticas de formação de públicos desenvolvidas pelo Cine-Teatro de Estarreja, dentro das atividades do Projeto Educativo. O PANOS foi tido como um bom aliado para chamar públicos adolescentes a conhecer o processo de criação de uma peça de teatro, partindo da interpretação e representação do texto, movimentação do corpo no espaço, expressão dramática, projeção da voz, mas passando também pela idealização, consciencialização e construção de todo o espaço cénico. Depois do PANOS o Grupo de Teatro Juvenil do CTE vai continuar a sua atividade e evoluir para novos desafios dramáticos e performativos.



Mais informações em:
http://www.cineteatroestarreja.com
http://www.facebook.com/cinestarreja
http://twitter.com/CTE__