Dia Internacional do Jazz: Marta Hugon e Big Band Estarrejazz em noite de standards

QUA 30 ABR 21H30
Big Band Estarrejazz com Marta Hugon

[Big Band Estarrejazz]
Pedro Moreira direção musical
Marta Hugon voz
DIA INTERNACIONAL DO JAZZ
[MUSICA] Auditório 6€ / 4€ (Cartão Amigo, Cartão Sénior e Jovem Municipal)

Depois da grande estreia em novembro de 2013, no âmbito do festival que lhe dá nome, a Big Band Estarrejazz volta a apresentar-se no auditório do Cine-Teatro de Estarreja para celebrar o Dia Internacional do Jazz. Quarta-feira, dia 30 de abril, às 21h30, as grandes figuras do jazz serão lembradas num concerto que conta com Marta Hugon como convidada especial.

Em 2012 a UNESCO decretou o dia 30 de abril como Dia Internacional do Jazz, por ser uma expressão musical que promove a liberdade e o diálogo entre culturas. Pela primeira vez, Estarreja associa-se às comemorações da efeméride, dando uma nova banda sonora à cidade.

Durante o dia 30 de abril (de manhã à noite), vários locais recebem pequenos combos de jazz com o objetivo de aproximar a linguagem, nascida no século XIX, a toda a população. Da estação ferroviária às escolas, passando pelo centro da cidade, Estarreja vai viajar ao ritmo dos improvisos do jazz com a colaboração dos músicos da Big Band Estarrejazz e do Conservatório de Música da Jobra em dueto e quarteto.

O circuito termina no grande concerto da noite que junta a Big Band Estarrejazz e a cantora Marta Hugon, no Cine-Teatro de Estarreja, a partir das 21h30. A orquestra formada por jovens músicos do concelho conta com direção musical de Pedro Moreira e prepara um concerto recheado de surpresas, com a presença especial da solista Marta Hugon, cantora de jazz natural de Lisboa, que com toda a sua frescura e elegância irá dedicar este momento às grandes figuras do mundo jazzístico, responsáveis pela elevação do jazz a género universal.

De Duke Ellington a Herbie Hancock (um dos principais responsáveis pela proclamação do Dia Internacional do Jazz), são vários os standards, décadas e gerações recordados neste Dia do Jazz. Com sólidos conhecimentos na tradição do jazz, Marta Hugon é docente na escola do Hot Clube de Portugal, tendo sido também solista na Big Band do clube lisboeta.

Um bom aquecimento para o Estarrejazz

Desde 2005 que o Cine-Teatro de Estarreja acolhe, anualmente, o Estarrejazz – Festival de Jazz de Estarreja. Trata-se de um evento dedicado ao jazz que acontece no início do mês de novembro, com um cartaz composto por concertos de grandes músicos contemporâneos e ainda uma forte componente formativa que, em 2012 levou à formação da Big Band Estarrejazz. A aposta na música jazz é uma realidade inseparável da política cultural do Município de Estarreja e, este ano, alonga-se no tempo. A comemoração do Dia Internacional do Jazz e o novo ciclo “Jazz escreve-se com…” (que arranca a 20 de junho), marcam o arranque da caminhada cujo apogeu acontece em novembro na 9ª edição do Estarrejazz.

Ao longo de 8 edições o Estarrejazz recebeu nomes como Maria João, Bernardo Sassetti, Mário Laginha, André Fernandes, Nelson Cascais, Carlos Barretto e Carlos Bica, sem esquecer a presença de luxo de Kurt Elling em 2012. Mais de 3500 pessoas percorreram os espaços do Cine-Teatro de Estarreja ao som do melhor jazz, número a que se soma cerca de 180 participantes nos workshops e masterclasses de instrumento e ensemble.

+
http://www.cineteatroestarreja.com
http://www.facebook.com/cinestarreja
http://twitter.com/CTE__