Kepa Junkera e Hamilton de Holanda trazem o Festim a Estarreja

O programa completo da 7ª edição do Festim - Festival Intermunicipal de Músicas do Mundo foi revelado na manhã de 7 de maio, no espaço Café-Concerto do Cine-Teatro de Estarreja. De 13 de junho a 25 de julho, a festa das culturas tem lugar nos Municípios de Estarreja, Ovar, Albergaria-a-Velha, Águeda, Sever o Vouga e Oliveira do Bairro.

A cultura é fundamental no desenvolvimento de qualquer sociedade e achamos que este festim é também uma expressão muitíssimo interessante da cultura internacional que nós representamos localmente.” O Presidente da Câmara Municipal de Estarreja, Diamantino Sabina, deu assim as boas-vindas aos meios de comunicação social nacionais e regionais presentes, partilhando a mesa com João Alegria, Vereador da Cultura do mesmo Município, Elsa Corga, Vereadora da Cultura do Município de Águeda, Catarina Mendes, Vereadora da Educação de Albergaria-a-Velha, Almeida e Costa, Vereador da Cultura de Sever do Vouga, Alda Ribeiro, da Câmara Municipal de Ovar, Catarina Pereira, Município de Oliveira do Bairro, e Luís Fernandes, programador do Festim e representante da d'Orfeu Associação Cultural.

Estarreja tem uma relação umbilical com o Festim. “O Município de Estarreja está desde a primeira hora nesta parceria e sentimos, de ano para ano, que este ganhar músculo do festival tem vindo a ser concretizado, atingindo maturidade e crescendo”, sublinhou João Alegria. Para o Vereador da Cultura os dois concertos do Festim em Estarreja permitem, por um lado, “internacionalizar as atividades”, nomeadamente com Kepa Junkera & Sorginak a encerrar as Festas de Santo António, da Cidade e do Município a 14 de junho, e, por outro lado, expressar as capacidades do território com as sonoridades do projeto Bossa Negra dos brasileiros Hamilton de Holanda e Diogo Nogueira, agendado para 3 de julho no Cine-Teatro de Estarreja. “Sentiremos este pulsar do festim, ajudando a qualificar a nossa oferta cultural aos munícipes”, rematou João Alegria na sua intervenção.

8 grupos, 17 concertos, 6 municípios

Para Luís Fernandes, programador do festival, esta será a segunda melhor edição: “se o ano passado chegámos todos à conclusão de que foi a melhor edição de sempre do Festim, este ano gostaríamos de apresentar uma 7ª edição que demonstre que a do ano passado pode ter sido a melhor de sempre, mas não o tem de ser para sempre”.

De 13 de junho a 25 de julho, a 7ª edição do Festim estende-se por um total de 17 concertos, com explosões musicais em espaços públicos, mas também em alguns dos equipamentos culturais da região, numa viagem festiva por quatro continentes. Kepa Junkera & Sorginak (País Basco, Espanha), Jacky Molard Quartet (Bretanha, França), Noreum Machi (Coreia do Sul), Hamilton de Holanda e Diogo Nogueira (Brasil), Brigada Victor Jara (Portugal), Richard Bona (Camarões), Orquestra Típica Fernández Fierro (Argentina) e Ferro Gaita (Cabo Verde) são os nomes de 2015 do Festim e completam mais um ano de “um exercício de programação fascinante”, nas palavras de Luís Fernandes.

Único festival português a integrar a rede europeia European Forum of Worldwide Music Festivals, o Festim, chegou ao público no verão de 2009, recebendo a herança do “Festival Temático de Músicas do Mundo” (2002-2008). Estruturado numa programação em rede, composta atualmente por seis municípios da Região de Aveiro, este festival é coordenado pela d’Orfeu Associação Cultural e representa uma mais-valia em termos de oferta artística, qualificação de públicos e aproximação de culturas. A 7ª edição do Festim ao pormenor em www.festim.pt