Festim 2015: Brasil, samba e lotação esgotada

O próximo concerto no Cine-Teatro de Estarreja tem o carimbo do Festim - Festival Intermunicipal de Músicas do Mundo. Hamilton de Holanda e Diogo Nogueira são os protagonistas e apresentam “Bossa Negra”, distribuindo imagens de um Brasil contemporâneo por uma plateia já sem lugares disponíveis. Dia 3 de julho, sexta-feira, Estarreja rende-se a tanto Brasil.

São dois gigantes, dois nomes maiores da música brasileira. Por um lado Hamilton de Holanda, o “Jimi Hendrix do bandolim”, acompanhado pelo seu instrumento inovado com 10 cordas; por outro Diogo Nogueira, cantor e estrela do samba. Dupla que se vai sentir em casa, não fosse o concelho de Estarreja conhecido pelo majestoso desfile de Carnaval e brilho das escolas de samba. Em sete edições, é a primeira vez que o Festim garante casa cheia no CTE, reflexo da pertinência do concerto e ligação às características do território.

A união destes músicos chama-se “Bossa Negra”, disco e espetáculo que a 7ª edição do Festim transporta até ao CTE esta sexta-feira, 3 de julho, pelas 22 horas, prometendo elevar a sala de espetáculos a um mini sambódromo ao som de um alinhamento mestiço, de fusão e carregado de alma brasileira. São temas originais da dupla e versões de outros artistas como Caetano Veloso, Arlindo Cruz, Ary Barroso, Vinicius de Moraes e Pixinguinha, com duetos de voz e bandolim acompanhados pelo contrabaixo de André Vasconcellos e percussões de Thiago da Serrinha.

“Salamandra”, “Brasil de Hoje” e “Bossa Negra”, single homónimo do disco lançado em agosto passado, são alguns dos temas que vão ecoar este Brasil universal, sempre com o morro no coração.

Tertúlia com Hamilton de Holanda no mesmo dia do concerto

Às 15 horas, também no dia 3 de julho, o CTE e o Festim promovem um workshop, num ambiente de tertúlia e conversa informal, com o instrumentista Hamilton de Holanda, virtuoso do bandolim nascido na tradição do choro. Poucas horas antes do concerto com Diogo Nogueira, o “Jimi Hendrix do bandolim” quer partilhar com a comunidade as suas conquistas no universo artístico e partilhar conhecimentos. Para músicos ou curiosos, esta tertúlia revela-se uma fantástica oportunidade de privar cara a cara com um dos melhores.

Com duração de 90 minutos, as inscrições são gratuitas e válidas até 2 de julho. Os interessados devem preencher o formulário de inscrição disponível online ou contactar o CTE para o 234811300 ou 925651668.

Único festival português a integrar a rede europeia European Forum of Worldwide Music Festivals, o Festim chegou ao público no verão de 2009, recebendo a herança do “Festival Temático de Músicas do Mundo” (2002-2008). Estruturado numa programação em rede, composta atualmente por seis municípios da Região de Aveiro, este festival é coordenado pela d’Orfeu Associação Cultural e representa uma mais-valia em termos de oferta artística, qualificação de públicos e aproximação de culturas. Estarreja associa-se ao Festim desde a primeira instância. Com palco privilegiado no CTE, este festival levou no total 20 concertos e distantes geografias às terras do Antuã.

SEX 3 JUL 22H00
Bossa Negra

Diogo Nogueira
voz
Hamilton de Holanda bandolim
André Vasconcellos contrabaixo
Thiago da Serrinha percussão
[MÚSICA] 6€ / 4€ (Cartão Amigo, Cartão Sénior e Jovem Municipal, Cartão d’Orfeu e Sócios da Fundação Inatel)

+
http://www.cineteatroestarreja.com
http://www.facebook.com/cinestarreja
http://twitter.com/CTE__