Estarrejazz’15: Música jazz em destaque de 9 a 17 de outubro

terça, 6 de outubro, 2015

As folhas libertam-se das árvores e espalham a música jazz pela cidade. De 9 a 17 de outubro, o Estarrejazz’15 volta a privilegiar os nomes do jazz nacional numa festa dedicada à atualidade do género. Pelo 10º ano consecutivo, o Cine-Teatro de Estarreja acolhe o festival oxigenado por 6 formações em 8 concertos.

O Estarrejazz’15 – Festival de Jazz de Estarreja divide-se em dois fins de semana plenos de calor musical no Cine-Teatro de Estarreja (CTE). O quarteto liderado pelo saxofonista João Mortágua abre o certame, dia 9, com apresentação de “Janela”, disco de estreia da formação. Avançando um dia no calendário, Pedro Moreira faz-se acompanhar por um plantel de mais quatro músicos – Óscar Graça (piano), Bernardo Moreira (contrabaixo), Paulo Bandeira (bateria) e o convidado Ricardo Dias (acordeão). “Canções e Outras Memórias” foi o projeto que o saxofonista e compositor escolheu para a 10ª edição do Estarrejazz, baseado em composições que foram criadas para textos de diversos autores e que se apresentam aqui na versão instrumental.

No segundo fim de semana do festival, a cortina do CTE abre-se para um nome maior do jazz. Português radicado em Berlim, Carlos Bica leva o seu trio Azul ao Estarrejazz’15 onde contracena com o guitarrista Frank Möbus e o baterista Jim Black. A assinalar o 20º aniversário desde que se juntaram, presenteiam os espectadores com “Things About”, quinto álbum do trio liderado pelo contrabaixista português, referência incontornável do jazz europeu. A festa não podia terminar sem a aguardada presença da Big Band Estarrejazz. Surgida em 2012 como passo seguinte da vertente formativa do festival, a Big Band Estarrejazz tem contracenado com importantes personalidades como Mário Laginha, Maria João e Marta Hugon, além de se consumar como produto de Estarreja no que ao jazz diz respeito. Este ano é a vez de Carlos Azevedo se unir a esta orquestra formada por jovens músicos da região. O alinhamento viaja pelo repertório original do pianista, nome impulsionador do jazz em Portugal que dirige atualmente a Orquestra Jazz de Matosinhos e foi responsável pelo surgimento da primeira licenciatura em jazz do país.

Concertos estendem-se a outros espaços da cidade

O Estarrejazz encontra no CTE palco privilegiado e acolhedor desde a 1ª edição. Assente nos objetivos de divulgação e fruição da música jazz, o festival percorre outros espaços da cidade. À semelhança dos anos anteriores, o Café-Concerto do CTE e o Saramago Caffé Bar, localizado no centro urbano, incluem-se no roteiro do Estarrejazz’15 com música Afterhours e jam sessions contagiantes. Estes momentos do programa estão entregues a Otorrino Trio e Samuel Lercher Trio. Os concertos acontecem, respetivamente, nos dias 9 e 16 no Saramago Caffé Bar e nos dias 10 e 17 de outubro no espaço Café-Concerto do CTE.

Estarrejazz 2015
Festival de Jazz de Estarreja
9 > 17 OUT

[ programa ]

Sex 09 21h30
João Mortágua Quarteto “Janela”
/Auditório CTE

Sex 09 23h00
Otorrino Trio
/Saramago Caffé Bar

Sáb 10 21h30
Quarteto Pedro Moreira “Canções e Outras Memórias”
/Auditório CTE

Sáb 10 23h00
Otorrino Trio
/Café-Concerto CTE

Sex 16 21h30
Trio Azul – Carlos Bica, Frank Möbus e Jim Black
/Auditório CTE

Sex 16 23h00
Samuel Lercher Trio “Epílogue”
/Saramago Caffé Bar

Sáb 17 21h30
Carlos Azevedo + Big Band Estarrejazz
/Auditório CTE

Sáb 17 23h00
Samuel Lercher Trio “Epílogue”
/Café-Concerto CTE

Bilhetes à venda na Bilheteira do CTE, no site da BOL - Bilheteira Online, lojas Fnac, CTT e El Corte Inglés.
A CP - Comboios de Portugal e a Antena 2 apoiam a divulgação do Estarrejazz’15 – Festival de Jazz de Estarreja.




Estarrejazz 2015 - Festival de Jazz de Estarreja

Estarrejazz 2015 - Festival de Jazz de Estarreja

Carlos Bica & AZUL no Estarrejazz 2015

Carlos Bica & AZUL no Estarrejazz 2015

Big Band Estarrejazz contracena com Carlos Azevedo

Big Band Estarrejazz contracena com Carlos Azevedo