15 de novembro de 1519: o CTE vai viajar no tempo

terça, 12 de novembro, 2019

Esta sexta-feira, dia 15, às 21h30, O Bando de Surunyo, com o Ensemble Portingaloise, apresenta “UA Enselada Ibérica” que nos transportará para um período que marcou a História de Portugal e o nosso território. Ensalada é a designação de um importante género poético-musical cultivado na península durante os séculos XVI e XVII. Caracterizada como uma “colagem” de diferentes géneros, estilos, ambientes e registos poéticos-musicais, ensalada apresenta-se assim com propriedade como título para este concerto que tem por missão dar a conhecer a extraordinária paleta de música e poesia que então se cantava em Portugal e Espanha.

“Voar!” tem como ponto de partida a paisagem natural da Ria e as suas excelentes condições climatéricas para voos planados e pensamentos esvoaçantes. Com criação de Leonor Barata, neste espetáculo conhecemos um ornitólogo, em busca de uma garça vermelha. Aproveitamos essa busca para falar de pássaros, dos diferentes voos que executam e das características particulares de cada um. Falamos também do património natural regional e da necessidade de o preservar e acarinhar. Pelo caminho tentamos uma dança e cantamos em conjunto. Para assistir domingo, dia 17, às 17h.

O programa (link) desta celebração começa esta sexta-feira e prolonga-se até domingo, com exposições, palestras, banquete real, teatro, dança e jogos. 

A programação desta semana do CTE fica ainda marcada pelas Quintas de Cinema. Dia 14, às 21h30, será exibido o filme “Judy” que retrata o drama que a atriz viveu, quase três décadas depois do sucesso de "O Feiticeiro de Oz", que a catapultou para a fama com apenas 16 anos. Judy Garland vê-se sem trabalho nem dinheiro para sustentar os filhos. É assim que, a custo, aceita fazer uma digressão em Inglaterra. Desgostosa por ter de deixar as crianças nos EUA e insegura por tantos anos longe dos palcos, a frágil Judy vai tentar ultrapassar a depressão e os vícios, enfrentando os velhos demónios que carrega consigo.