Obra musical dedicada por Hermeto Pascoal a Estarreja

O Cine-Teatro Municipal de Estarreja comemorou, com casa cheia, o seu 4º Aniversário. Desde a sua reabertura a 18 de Junho de 2005, passaram pela sala de espectáculos 106.892 espectadores, em 1535 sessões realizadas. Coube ao Presidente da Câmara, José Eduardo de Matos, abrir a noite de aniversário, dedicando os 4 anos de aplausos aos artistas, grupos e colectividades, ao público e à equipa do CTE.


Sublinhou o investimento desde 2005 numa programação diversificada, construindo a marca cultural de Estarreja, reconhecida a nível regional e nacional, justificando – como sugeriu ao Director Regional da Cultura – apoio governamental, na linha do Encontro de Bandas e do Festim.


O brasileiro Hermeto Pascoal e Aline Moreira actuaram na sala de espectáculos do município, num concerto inesperado e com um incrível carácter experimental. Com um público bastante acolhedor e efusivo à criatividade do multi-instrumentista, o músico demonstrou porque razão é considerado o “Homem dos sete instrumentos”. Antes da actuação, foi exibido o documentário sobre a história do Cine-Teatro que está disponível em http://videos.cm-estarreja.pt/.


O Cine-Teatro em números 1º Ano (2005-2006) » 19395 2º Ano (2006-2007) » 29145 [+ 50%] 3º Ano (2007-2008) » 27602 [- 5%] 4º Ano (2008-2009) » 30709 [+ 11%] Na análise à evolução do número de espectadores, é notório o aumento do número total de espectadores de ano para ano.


No 4.º ano de actividade, o número total de espectadores aumentou 11% face ao 3.º ano de actividade, registando-se um aumento considerável do número de espectadores dos espectáculos de auditório (+33%) que se reflecte num aumento de 19% no número de espectadores em média em cada sessão na sala principal (face ao 3.º ano de actividade). De acordo com o programador do Cine-Teatro de Estarreja, Pedro Fernandes, “nem sempre a avaliação quantitativa será a mais importante a curto prazo. Porque é precisamente na esfera do desafio e da qualificação do público que se enquadram as propostas mais interessantes da programação, propostas essas que têm correspondido muitíssimo bem às expectativas de surpreender e fidelizar públicos.


E é como uma consequência dessa fundamental qualificação e fidelização, que os números começam então a dar cartas, com um crescente interesse do público que vai saindo satisfeito com as propostas apresentadas e que regressa”.


Em termos estritamente estatísticos é notória uma forte adesão de público aos espectáculos mais transversais como sejam os espectáculos de música ligeira que caracterizaram o ciclo Concertos Íntimos, aos espectáculos de “variedades” que muitas vezes se enquadram no programa do Só(R)Rir - Festival de Humor e ao teatro mais comercial.


Seguidamente os eventos com mais forte adesão de público são aqueles que se caracterizam com um forte cariz comunitário local, como seja a apresentação de Bandas Filarmónicas, Grupos Corais, Grupos de Música Tradicional, o encontro de Trupes de Reis; mas também os exercícios de apresentação da Formação Contínua de Teatro/ Expressão Dramática, acolhida no Cine-Teatro no âmbito do Serviço Educativo ou os Projectos de Arte Comunitária.


Também propostas aparentemente menos óbvias têm suscitado um crescente interesse do público, como sejam os espectáculos do Festival de Teatro ou do EstarreJazz, os espectáculos para toda a família como por exemplo as propostas de Novo Circo, e diversos espectáculos de música mais alternativa no espaço do Bar CTE, que têm registado recordes de audiência.


“São estes desafios, naturalmente conjugados com toda a restante oferta, que cumprem uma estratégia de desenvolvimento de públicos sustentável: a sua captação, qualificação, e consequente fidelização”, sublinha Pedro Fernandes. Fonte: http://www.cm-estarreja.pt/main/newstext.php?id=5678

Comentários [ 0 ]

Ainda não foi feito quaisquer comentário a este artigo.

Deixe o seu comentário

Apenas utilizadores registados no nosso site podem deixar comentários.

Se ainda não tem conta, registe-se aqui