Além do ciclo Concertos Íntimos com Carmen Souza & Theo Pascal (30 jan.), Miguel Ângelo (19 mar.) e João Pedro Pais (21 mai.), o 1º trimestre de 2016 fica marcado pela estreia nacional de “Lobo Mau”, espetáculo de teatro de marionetas concebido pela Companhia Red Cloud em coprodução com o CTE. O projeto, para maiores de 6 anos, será apresentado pela primeira vez dia 6 de março, numa sessão dedicada a famílias.
Em fevereiro, depois da festa do Carnaval de Estarreja, Ricardo Azevedo, fundador dos EZ Special, apresenta o seu novo trabalho a solo num concerto apimentado pelos grandes êxitos que pautaram cerca de 15 anos de carreira. Em exclusivo no CTE, dia 19 de fevereiro, Ricardo Azevedo faz-se acompanhar pelo Quarteto de Cordas do Conservatório de Música de Aveiro de Calouste Gulbenkian.
Outro destaque tem Diogo Infante e Alexandra Lencastre como protagonistas. “Plaza Suite” (27 fev.) é a bem humorada peça de teatro que volta a juntar os dois atores para falar sobre amor e desgaste conjugal. Com encenação de Adriano Luz, a peça do americano Neil Simon circula pela primeira vez nos palcos portugueses.
O novo espetáculo de Nilton é outra das confirmações para março, pintando o cartaz do CTE com as cores animadas do stand up comedy. Pioneiro do stand up comedy em Portugal, Nilton descobriu o conceito com o ator norte-americano Robin Williams e, há quase 20 anos, não deixa de surpreender os portugueses com a sua irreverência.
Café-Concerto vive de música
Depois dos The Galway Band que inauguraram a programação do espaço situado no 1º piso do CTE, com música de inspiração celta, do ator André Gago que apresentou o espetáculo “A Flor do Lácio”, cantando e revisitando poetas da língua portuguesa ao lado dos músicos Carlos Mil-Homens, João Penedo e Gustavo Roriz e dos TRItono, Ricardo Antão, Sandro Andrade e Vasco Valente , que responderam ao desafio lançado pelo Município de Estarreja a vários artistas do concelho ao espólio da exposição coletiva “pastiCidade”, que comemora o 10º aniversário da Elevação de Estarreja a Cidade o cartaz do Café-Concerto do CTE completa-se com a presença de João Só, dia 24 de março, numa aparição a solo onde o badalado músico apresenta o álbum “Até que a morte nos separe”.
Toda a programação cultural do CTE para o primeiro trimestre de 2016 encontra-se disponível em www.cineteatroestarreja.com. Os bilhetes para todos os espetáculos já se encontram à venda na Bilheteira do CTE, no site da Bilheteira Online, lojas Fnac, CTT e El Co
O Cine-Teatro de Estarreja celebrou 10 anos desde a reabertura, em 2005, no passado dia 18 de junho. Para assinalar a efeméride, vários colaboradores foram entrevistados no sentido de dar a conhecer à população os rostos deste espaço cultural e mostrar como trabalha um teatro.
O Cine-Teatro de Estarreja foi inaugurado há 65 anos. Hoje é um dia de celebração. Recordam-se imagens, histórias, rostos que elevaram este espaço a património, espelho de uma localidade em constante crescimento, inovação e renovação. O CTE faz hoje 65 anos: paredes que transpiram aplausos, palco revestido a cultura, portas que se abrem a milhões de sorrisos. Veja a fotogaleria.
"O Baile", de Aldara Bizarro, esteve em cena no Cine-Teatro de Estarreja dia 31 de maio e contou com a participação de músicos e bailarinos da comunidade. O resultado foi uma verdadeira festa, com sabor a tradição e banda sonora de Artur Fernandes. Veja a fotogaleria do espetáculo.
A tradição do jazz vai rechear o primeiro concerto da Big Band Estarrejazz marcado para novembro, no âmbito da 8ª edição do festival. Cinco meses depois do início dos ensaios a Big Band Estarrejazz quer posicionar-se ao nível das melhores do país. Conheça melhor esta nova orquestra de jazz.
No total, 250 pessoas brindaram com o Cine-Teatro de Estarreja no passado sábado, dia 22 de junho, pelos 8 anos de contínua atividade cultural. Com o concerto de Rabih Abou-Khalil, inserido na 5ª edição do Festim, a encher as medidas, aqui ficam as imagens da comemoração. Obrigado a todos!
É já no próximo dia 27 de abril que o Grupo de Teatro Juvenil do CTE apresenta "Ester", de Rui Catalão, no âmbito do projeto PANOS da Culturgest. O ensaio que marcou dez dias na contagem decrescente foi assim:
O projeto Variações sobre a Europa passou pelo Cine-Teatro de Estarreja sob a forma de duas oficinas artísticas - oficina de escrita criativa e de vídeo – que terminaram no passado dia 31 de janeiro. Aos 15 participantes foi colocado um desafio: pensar na Europa numa vertente artística e criativa.
O concerto no Bar do CTE é hoje à noite. Em conversa com o Cine-Teatro de Estarreja os Memória de Peixe assumem a preparação de um segundo álbum, para o qual ainda estão a aprimorar a receita. Para já fica a apresentação do primeiro, um dos melhores álbuns nacionais de 2012, segundo os leitores da revista Blitz.
Com música pop made in Portugal, um cartaz de luxo para a 7ª edição dos Concertos Íntimos e o reconhecimento nacional do projeto educativo, a programação do CTE para os primeiros meses de 2013 traz novidades, mas também revisita memórias. Consulte aqui a versão online da agenda cultural do Cine-Teatro de Estarreja.
Até ao final do ano, o Cine-Teatro de Estarreja recebe mais 33 espetáculos e 24 sessões de cinema. Com uma programação que não deixa ninguém indiferente, o trimestre de outubro a dezembro fica marcado pela 7ª edição do Estarrejazz, pelo regresso do circuito Outonalidades e por nomes como The Legendary Tigerman, Rita Redshoes, Mónica Ferraz, X-Wife e Diogo Infante. Kurt Elling dá o sabor internacional à programação do último trimestre de 2012. A exímia voz masculina do jazz chega a Estarreja no dia 9 de novembro. Conheça toda a temporada e seja dos primeiros a ver a agenda.
Na passada sexta-feira, dia 13 de janeiro, Manuela Azevedo e Hélder Gonçalves, dos Clã, estiveram na EB23 Padre Donaciano de Abreu Freire para apresentar aos alunos o seu mais recente trabalho Disco Voador.
Durante a próxima semana, de 27 de Junho a 1 de Julho, o CTE recebe uma Oficina de Teatro Para Crianças Que Ainda Não Conseguem Chegar ao Puxador da Porta. O nome diz tudo: esta é uma oficina que se destina aos mais pequeninos, dos 3 aos 5 anos, promovendo um primeiro contacto com a representação dramática e estimulando a criatividade das crianças. O CTE conversou com Bibi Gomes, responsável pela direcção artística e pedagógica destas oficinas de teatro, que explica com mais pormenor os objectivos da iniciativa.
O Cine-Teatro de Estarreja está prestes a atingir novamente o limite máximo de 5000 amigos do seu perfil do Facebook. Para não perdermos todos os nossos seguidores e para que outros tenham também a oportunidade de nos seguir, foi criada uma Página de Fãs do Cine-Teatro de Estarreja. Faça parte ainda mais activa do CTE e seja Fã da nossa página no Facebook! Partilhe ideias, opiniões, sugestões. Esteja atento à nossa programação e participe nos nossos passatempos!
Sê criativo e habilita-te a ganhar bilhetes para o espectáculo de teatro Em Viagem que tem lugar no CTE, no próximo sábado, dia 28 de Maio, às 22H00. Basta comentarem este post com um pequeno texto (três linhas no máximo) que inclua as palavras VIAGEM e CTE. Os três que forem mais originais e criativos ganham um bilhete singular para assistir ao espectáculo. O passatempo termina amanhã às 14H. Toca a dar asas à imaginação e embarcar nesta viagem!
Depois do aquecimento, com exercícios de equilíbrio, concentração e relaxamento, os marinheiros respondem à voz do comandante e parte Em Viagem! Vejam algumas fotografias deste primeiro dia de Oficinas Em Viagem, orientadas pelos membros do Teatro Acert, e não percam a apresentação final no próximo sábado, dia 28 de Maio, às 22H00!
As Au Revoir Simone regressaram a Portugal para um conjunto de vários concertos integrados numa tour Europeia, que incluiu o Cine-Teatro deEstarreja, na apresentação do seu terceiro longa-duração, Still Night, Still Light.
Fotografias gentilmente cedidas por Daniel Mendonça [ Fotogramus ]
O Cine-Teatro Municipal de Estarreja comemorou, com casa cheia, o seu 4º Aniversário.
Desde a sua reabertura a 18 de Junho de 2005, passaram pela sala de espectáculos 106.892 espectadores, em 1535 sessões realizadas. Coube ao Presidente da Câmara, José Eduardo de Matos, abrir a noite de aniversário, dedicando os 4 anos de aplausos aos artistas, grupos e colectividades, ao público e à equipa do CTE.
Sublinhou o investimento desde 2005 numa programação diversificada, construindo a marca cultural de Estarreja, reconhecida a nível regional e nacional, justificando – como sugeriu ao Director Regional da Cultura – apoio governamental, na linha do Encontro de Bandas e do Festim.
O brasileiro Hermeto Pascoal e Aline Moreira actuaram na sala de espectáculos do município, num concerto inesperado e com um incrível carácter experimental.
Com um público bastante acolhedor e efusivo à criatividade do multi-instrumentista, o músico demonstrou porque razão é considerado o “Homem dos sete instrumentos”. Antes da actuação, foi exibido o documentário sobre a história do Cine-Teatro que está disponível em http://videos.cm-estarreja.pt/. Fonte: http://www.cm-estarreja.pt/main/newstext.php?id=5678
O extraordinário Manecas Costa (Guiné-Bissau) foi o primeiro a pisar os palcos do festim. O Cine-Teatro de Estarreja recebeu a primeira noite do festival intermunicipal de músicas do mundo, com a magnífica festa crioula do mestre Manecas, um músico virtuoso na voz e na guitarra que, com a sua banda africana, fez de uma sala longe de encher um espaço de incontida celebração com o público.
O Projecto de Arte Comunitária Caruma, da Companhia Instável, com coreografia de Madalena Victorino e música de Carlos Bica, contou com a participação entusiástica de 57 voluntários da comunidade, conduzindo a um ambiente de grande entrega e emoção por parte de todos. Praticamente todas as três sessões do espectáculo, no Cine-Teatro, esgotaram, numa adesão inédita por parte da população a um espectáculo de dança contemporânea (que continuará em 2008 a sua digressão nacional e internacional, pelas provas dadas da qualidade e pertinência do projecto).
O Cine-Teatro de Estarreja viveu uma noite cheia de “Dreams in Colour”. A concepção audiovisual original aliada às músicas de David Fonseca iluminou os 500 espectadores que assistiram ao concerto no último sábado. O ex-Silence 4 apresentou ao vivo o seu terceiro disco a solo repleto de grandes canções que reafirmam o talento e que nos transportam para um imaginário novo na obra deste artista. Depois de Seu Jorge, no dia 2, foi a vez de David Fonseca lotar o Cine-Teatro de Estarreja.
Fonte: www.cm-estarreja.pt, Segunda, 19 de Novembro.
Com este Blog, o Cine-Teatro propõem-se alargar à Internet o espaço público de interacção com esta casa.
Este Blog não se destina a apresentar a programação, uma vez que isso tem espaço próprio no menu Agenda deste sítio de Internet. Trata-se, sim, de fazer um registo selectivo das actividades desenvolvidas que induza a uma reflexão crítica em torno das mesmas, fomentando uma memória colectiva em contínua mudança.
Abre-se pois um canal de comunicação que exporá de forma mais “crua” as múltiplas dimensões do trabalho quotidiano do Cine-Teatro, procurando-se também reflectir sobre a natureza pública do serviço prestado, designadamente enquanto instituição municipal.
Vários são os conteúdos que podem ser publicados neste blog:
- Notícias referentes a actividades e projectos do Cine-Teatro.
- Críticas de espectáculos e outras iniciativas do Cine-Teatro, incluindo textos submetidos pelo público, através do endereço [email protected] (com reserva de direito de selecção dos textos a publicar por parte do Cine-Teatro).
- Recortes de notícias publicadas sobre o Cine-Teatro em outros média.
Para já fica o desafio a que deixem os vossos comentários sobre a mais recente novidade do Cine-Teatro: este site. E claro, os seus conteúdos actuais, isto é, a programação para Setembro e Outubro de 2007. Para comentar deve apenas fazer o registo de utilizador. É rápido e pode aproveitar para solicitar receber a Agenda em sua casa, a Newsletter via electrónica e o serviço SMS gratuito. Se já se encontra inscrito para receber a Agenda pode fazer agora o registo electrónico reenviando os seus dados completos.
Se tiver algum texto crítico sobre eventos passados no Cine-Teatro também poderá submeter-nos para publicação para [email protected] .