Clã visitam supernovos de Estarreja

Na passada sexta-feira, dia 13 de janeiro, Manuela Azevedo e Hélder Gonçalves, dos Clã, estiveram na EB23 Padre Donaciano de Abreu Freire para apresentar aos alunos o seu mais recente trabalho Disco Voador.
Em antecipação ao concerto no Cine-Teatro de Estarreja, que se realizou no dia 14 de janeiro, os Clã visitaram as turmas do 5º E, 5º D, 6º H e 6º I da referida escola, para partilhar a sua experiência como músicos, falar sobre o Disco Voador e tocar alguns dos temas musicais que o compõem.
Com uma receção bastante calorosa feita por centenas de alunos que erguiam cartazes decorados com asas, um dos maiores símbolos deste Disco Voador, Manuela Azevedo e Hélder Gonçalves não resistiram e logo trataram de improvisar um miniconcerto para que todos tivessem a oportunidade de os ouvir. Os EmbeiçadosAsas Delta e Amigo do Peito marcaram a entrada destes dois elementos da banda portuense na escola.
Já dentro da sala de aula e depois de uma apresentação feita por Manuela Azevedo sobre os Clã, o Disco Voador e o motivo de ali estarem, as perguntas passaram para o lado dos supernovos. Todas as curiosidades foram esclarecidas: “Como surgiram os Clã?”, “Porque é que se chama Disco Voador?”, “Estão a planear gravar mais discos para crianças?”, “É difícil gravar um disco?”, foram algumas das questões colocadas pelos mais curiosos.
Uma pausa nas dúvidas, guitarra afinada, microfone e amplificador a postos: começa o concerto. Paf e pufChocolatandoInfra-Heroi e novamente Asas DeltaOs Embeiçados e Amigo do Peito foram alguns dos temas que percorreram as quatro sessões dadas durante o dia, destinadas aos alunos do 2º ciclo.
Nem todos conheciam os Clã, como era o caso do Bruno do 5º E. Quando soube que eles iam à escola e “apesar de não conhecer a banda fui logo ao computador ver quais eram as músicas deles e depois comecei a gostar”. Já a Carolina do 5º D tem vindo a acompanhar o trabalho do grupo através da rádio e garante gostar “de todas as músicas do Disco Voador”. Mas o objetivo destas oficinas ultrapassa a ideia de promoção da banda junto dos mais novos. Nas palavras de Manuela Azevedo, o facto de poderem “colaborar com as escolas no sentido de as abrir a outras realidades é para nós muito bom”. Além disso, “esta possibilidade de levar música às escolas mais afastadas das grandes cidades e a miúdos que não têm com tanta frequência acesso a espetáculos e a cultura parece-nos ser uma dimensão muito importante nestas oficinas”. Também Elsa Santos, Subdiretora da escola, nota a importância desta iniciativa no percurso educativo dos alunos já que, na generalidade, “a experiência musical que eles têm é obtida através do que veem na televisão. Conhecer por dentro um grupo musical é para eles muito enriquecedor.”
Considerado o segundo melhor disco nacional de 2011 pela revista BLITZ, Disco Voador foi lançado em abril com temas inspirados no universo dos mais novos.

Comentários [ 0 ]

Ainda não foi feito quaisquer comentário a este artigo.

Deixe o seu comentário

Apenas utilizadores registados no nosso site podem deixar comentários.

Se ainda não tem conta, registe-se aqui