sex 13 mar 21H30

MÚSICA
[Auditório] 8€

António Victorino d'Almeida com Nadia Sousa

Pequena História da Canção Francesa
Semana da Francofonia
[Comprar bilhete] [Enviar a um amigo]

Concerto com Babysitting

Maestro António Victorino d'Almeida
piano
Nadia Sousa voz

"A Música, aqui expressamente apresentada com maiúscula, é uma Arte Maior que se compõe de diversos elementos, nomeadamente o ritmo, a melodia, a harmonia, o contraponto, o timbre, a intensidade, a forma e até outros valores. Quando se constrói uma música em que a harmonia, o ritmo, a intensidade, o timbre e a forma pouco ou quase nada variam, sendo o contraponto praticamente inexistente - e por isso se chama, muito logicamente, música ligeira - a responsabilidade assenta quase que por inteiro na melodia.
Sendo assim, para que essa música deixe de ser um puro divertimento de feira, piano-bar ou discoteca, a  melodia tem que ser de uma extraordinária qualidade. (…) Pelo contrário, a canção francesa que tanto se expandiu na primeira metade do século XX (graças a nomes como Piaf, Brel, Ferré, Aznavour, etc., etc., etc.), baseia-se em melodias que não precisam de harmonias complexas nem de ritmos sofisticados, por exemplo, para se imporem como obras geniais. E o que é genial nunca pode ser ligeiro. Há nessa canções - ou cançonetas - uma estrutura musical que é normalmente simples, mas suficiente para sustentar a força prodigiosa do desenho melódico.
Portanto, quando tenho o enorme prazer de acompanhar a Nadia Sousa em canções francesas dessa época (que ficarão a pertencer a todas as épocas, aliás), é para mim evidente que não estamos a fazer música ligeira. Estamos a fazer da melhor Música.
"

Maestro António Victorino d’Almeida

Concerto com babysitting
Gratuito. Marcação pelo 234811300 / 925651668
ou bilheteira@cineteatroestarreja.com

Ficha de inscrição Babysitting