qui 05 out 21H30
sáb 14 out 21H30

MÚSICA

ESTARREJAZZ'2017

PASSE GERAL
[Comprar bilhete] [Enviar a um amigo]

AUDITÓRIO | CAFÉ-CONCERTO


PASSE GERAL 22,5€ (ACESSO AOS CONCERTOS ESTARREJAZZ NO AUDITÓRIO E AFTERHOURS)


JAZZ | 75 MIN | M/6


Qui 05 Out 21H30


ALMA NUESTRA C/ MILI VIZCAÍNO


Alma Nuestra é uma banda criada pelos dois amigos Salvador Sobral e Victor Zamora que partilham uma paixão pelos doces sons da América Latina e, em simultâneo, pelo Jazz. Posto isto, chamaram outros dois companheiros e deram origem a um “quarteto de luxo”, reinventando as já bem conhecidas e intemporais canções de Cuba, Argentina e de outras terras sul americanas, tornando-as únicas e pessoais.


Mili Vizcaíno é cantora, compositora e professora de canto. Ao longo do seu percurso como cantora, tem explorado a voz desde diferentes perspetivas, especialmente o jazz, diferentes estilos de música latino-americana, a música clássica ocidental e a música indiana.


Sex 06 Out 21H30


JOÃO MORTÁGUA


O músico estarrejense João Mortágua, que há bem pouco tempo recebeu o galardão de “artista do ano”, apresenta no segundo dia do Estarrejazz, “MIRRORS”, o seu novo disco, onde se propõe explorar as simetrias enquanto portais para um espaço inter dimensional, em que do seu eixo surgem novas sensações e até novos paradigmas. 


Num clima de constante descoberta, o mundo que conhecemos metamorfoseia-se a partir de espelhos musicais que emanam de si uma outra arte: a que é feita de nós mesmos, enquanto ser coletivo. A criação artística deste projeto parte assim do sentir terreno e da respetiva reação a essa viagem sónica, através do portal-espelho e evolução inerente.


Sáb 07 Out 21H30


NOA C/ RITA MARIA


NOA é um trio formado por Nuno Costa na guitarra, Óscar Graça nos teclados e André Sousa Machado na bateria, ao qual se vai juntar a camaleónica Rita Maria, voz, num projeto que explora diferentes dimensões e ambientes musicais, privilegiando a interação. Com o jazz e a música improvisada como pano de fundo, o seu repertório inclui temas originais e arranjos de canções do universo musical popular nacional e internacional. Fruto da sua experiência e cumplicidade, são ainda comuns nos concertos, momentos de improvisação livre onde é evidenciada a partilha e um dialeto comum entre os músicos. Com uma sonoridade elegante, personalidade musical bem vincada e melodias bem delineadas, este projeto procura assim estabelecer uma estética de fusão entre a contemporaneidade da música cosmopolita e a tradição da música improvisada com origem no jazz.  


Sáb 07 Out 23H00


TOMÁS MARQUES 4TET | AFTERHOURS


TOMÁS MARQUES 4TET Tomás Marques, é um jovem músico estarrejense, membro da Big band Estarrejazz, com grande talento e progressão, que lidera um quarteto resultante do cruzamento entre amigos, cuja música foi o elo de ligação. Fazem parte da nova geração de músicos do painel do Jazz em Portugal e trazem uma fusão entre o Jazz Tradicional e o Moderno. Todos com influências distintas, culminam numa linguagem ímpar, o que acaba por ser o principal cartão-de-visita para este concerto.


 Qui 12 Out 21H30


TRIO PAULO BANDEIRA C/ CRISTINA BRANCO


Nesta formação Paulo Bandeira procura um repertório jazzistico, mas com raízes e estéticas europeias. Com João Paulo Esteves da Silva no piano e Bernardo Moreira no contrabaixo, este trio interpreta temas originais dos seus elementos e alguns de outros compositores. Para este concerto estes três músicos convidam a fantástica Cristina Branco, cantora reconhecida internacionalmente.


Sex 13 Out 21H30


LINA NYBERG BAND


Lina Nyberg nasceu em 1970 em Estocolmo e é uma das mais criativas e inovadoras cantoras de jazz da Suécia. Há cerca de 20 anos que vem a atrair a atenção consistente e generalizada, tendo sido premiada pela Sveriges Radio como “Artista Jazz do ano”. Com vasta experiência no ensino de jazz, atualmente leciona composição e improvisação na Escola Superior de Música de Estocolmo. Com 17 discos editados, a cantora nórdica, é um dos nomes internacionais desta edição do Estarrejazz.


Sáb 14 Out 21H30


BIG BAND ESTARREJAZZ C/ PAULA MORELENBAUM & RALF SCHMID


Composta por jovens e talentosos músicos estarrejenses e da região, a Orquestra de Jazz de Estarreja é o resultado da vertente formativa do Festival Estarrejazz. Com um crescimento consistente desde 2012, a Big Band Estarrejazz tem vindo a dividir o palco com grandes nomes do panorama musical português e é chegado o momento de ter ao seu lado Paula Morelenbaum, a brasileira que trabalhou com Tom Jobim, e Ralf Schmid, pianista e um dos protagonistas da nova geração de jazz alemão. Paula Morelenbaum junta a doçura melancólica da sua voz e o virtuosismo do pianista Ralf Schmid à mestria musical da BBE, a encerrar a edição 2017 do ESTARREJAZZ, numa noite que se adivinha mágica!


 Sáb 14 Out 23H00


DOMINGOS HENRIQUEZ QUARTETO | AFTERHOURS


Quarteto liderado por Domingos Henriquez, também elemento da BBE, segue as influências do jazz de John Coltrane e Miles Davis, mas com uma abordagem moderna tanto de temas originais, dos elementos constituintes do grupo, bem como dos standards de jazz.