sáb 05 fev 21H30

TEATRO

A CORAGEM DA MINHA MÃE

[Comprar bilhete] [Enviar a um amigo]

AUDITÓRIO 5,00€ | 3,00€ (cartão amigo, cartão sénior e jovem municipal) | SESSÃO c/ lugares marcados


GÉNERO TEATRO | DURAÇÃO 90 min | CLASSIFICAÇÃO ETÁRIA M/12


A improvável salvação da mãe de Tabori, por ele contada, aquando da deportação de 4.000 judeus de Budapeste para Auschwitz em julho de 1944.


Em 1979 estreia “A Coragem da Minha Mãe”, a resposta subversiva de Tabori à aplaudida “Mãe Coragem” de Brecht. Originalmente um conto, esta peça é uma homenagem à sua mãe e está impregnada de doçura e lirismo, honrando uma mulher que conseguiu invocar a sua coragem inesperadamente, salvando-se do inferno. Tendo como ponto de partida a história real da sua mãe, Tabori relata como Elsa, com cinquenta e cinco anos, sendo presa em Budapeste no Verão de 1944 e deportada com quatro mil judeus, consegue salvar-se afirmando que a sua prisão é ilegal. Em vez de seguir para Auschwitz, Elsa dá por si num comboio de regresso a Budapeste. Em “A Coragem da Minha Mãe”, não faltam pormenores cómicos, de sugestão surreal, muitas vezes em tom de farsa. Na verdade, os textos de Tabori fazem rir, ou pelo menos, repetidamente, sorrir. Aquilo a que Tabori chama vagamente a sua abordagem dialética é um teatro que promove a subversão, interpolação, fragmentação e inversão de expectativas, evidente no texto e na produção desta peça. Tabori apresenta ao público o que poderia chamar-se uma paródia de um conto de fadas dos tempos modernos.


Antonio Carlos Conde tradução, Pedro Carraca, Antónia Terrinha, Hélder Braz interpretação, Carla Bolito, Américo Silva, Pedro Caeiro, António Simão, João Meireles, Tiago Matias, Nuno Gonçalo Rodrigues e Jorge Silva Melo vozes, Rita Lopes Alves cenografia e figurinos, Pedro Domingos luz, André Pires som, Jorge Silva Melo encenação, Artistas Unidos produção


Espetáculo promovido pelo Cine-Teatro de Estarreja


INFORMAÇÃO ADICIONAL


Para assistir aos espetáculos no Cine-Teatro de Estarreja, é obrigatório cumprir as regras em vigor, impostas pela DGS.