sex 08 jul 21H30

DANÇA

MANIFESTO DA COR

[Enviar a um amigo]

AUDITÓRIO 13,00€ | SESSÃO c/ lugares marcados


GÉNERO DANÇA | DURAÇÃO 96 min | CLASSIFICAÇÃO ETÁRIA M/6


No início do século XX, algumas correntes científicas procuravam associar características psicológicas, cognitivas e morais para distinguir os indivíduos em função da sua cor.
A crença eugenista que considerava a raça branca como sendo de um padrão superior às demais trouxe muitos dissabores à humanidade e provou ser uma aberração!

A decisiva luta intelectual em rebater a ideia que a humanidade é composta por diversas raças, mostrando que o ser humano é uma espécie única altamente polimorfa, não parece ter chegado a todos....

O espetáculo Manifesto da Cor inspira-se no poema de Alice Neto de Sousa, nas pinturas de Mark Rothko, no movimento de Alvin Ailey e no Manifesto Antropofágico de Oswald de Andrade para explorar a ideia de que a cor pouco importa na definição do ser humano, apenas serve para mostrar a diversidade humana e nada mais!… 

Manifesto da Cor apresenta uma paleta de movimento diversificada que vai do Ballet ao Hip-Hop, passando pelo Flamenco e a Dança Contemporânea, dando corpo à ideia de que cada estilo é veículo da expressão de uma identidade com linguagem e características próprias e exclusivas, com um ritmo e uma cor únicos e diferenciados. Mas na identidade, assim como na arte, nada é estanque! A história mistura-se e cresce na partilha e na diversidade e a alteridade constrói-se no diálogo e interação.

É na diversidade que nos tornamos singulares!

DIREÇÃO ARTÍSTICA – Diana Amaral, BAILARINO CONVIDADO– Miguel Pinheiro, POETA CONVIDADA – Alice Neto de Sousa, COREÓGRAFOS – Ana Borges, Ana Silva, Bárbara Aguiar, Beatriz Ioty, Diana Amaral, Carolina Corrêa, Sara Silva, COMPOSIÇÃO MUSICAL e INTERPRETAÇÃO– Diogo Novo Carvalho, FIGURINOS – Design: Diana Amaral | Conceção: Graça Seara, DESIGN do Cartaz e Projeções Ângela P. Metelo, DESENHO DE LUZ – Diogo Barbedo, Espetáculo promovido pela Oioai Associacão/ Academia de Dança de Matosinhos


INFORMAÇÃO ADICIONAL


Para assistir aos espetáculos no Cine-Teatro de Estarreja, é obrigatório cumprir as regras em vigor, impostas pela DGS.