sex 22 jul 21H30

CINE-CONCERTO

DENTRE

[Comprar bilhete] [Enviar a um amigo]

AUDITÓRIO 3,50€ | 2,50€ desc. habituais | SESSÃO c/ lugares marcados 


GÉNERO CINE-CONCERTO | DURAÇÃO 75 MIN | CLASSIFICAÇÃO ETÁRIA M/6


Três músicos dialogam com um registo videográfico onde a violência está na desconstrução ética da mentira para com esta estabelecer as bases de um sistema opressor. “Dentre” põe em confronto a banalização da violência com algumas feridas abertas e reais. Estar sem habitar.

Como se pudéssemos atravessar a vida incólumes. Como normalizamos o sofrimento do outro?

DENTRE é um projeto transdisciplinar que junta a performance musical em concerto com uma edição cinética de imagens performativas e exploratórias que integram um objeto fílmico.

Em DENTRE, as linguagens da música, do vídeo e da performance são trabalhadas em torno do tema da mentira.

A mentira sob variadas formas torna-se assim o centro temático cujo teor reflexivo não só contempla a relação epistemológica (base original), como permite uma visão ampla sobre os modos como esta se manifesta nos variados campos sociais, na realidade, tornando-se numa enigmática amálgama de enviesamentos e cromatismos que a tornam numa verdade que tem na lógica a base da sua sustentação.

Na performance, um conjunto de personagens tem no seu discurso uma clareza contrária às ações que praticam. Como mote, o mentiroso hábil, tem na certeza uma arma que engenhosamente utiliza como verdade. No fundo, reconhece a habilidade do seu engenho. Ao outro tanto faz se acredita ou não. É numa espécie de simulação do facto que reside toda a força do raciocínio.

Ao longo de uma hora, da célula aos corpos complexos, do inseto ao ser humano, a simulação como realidade que se constrói a partir de um propósito – o da sobrevivência – confronta e inquieta, aponta caminhos futuros, estabelece ligações com a história e desmonta processos onde a violência não se faz pela carne, mas pelo abate da confiança no outro.

Dentre põe em confronto a banalização da violência com algumas feridas abertas e reais. Estar sem habitar. Como se pudéssemos atravessar a vida incólumes. Como normalizamos o sofrimento do outro?

Joaquim Pavão | Xavier Marques


Isabel Fernandes Pinto


 

INFORMAÇÃO ADICIONAL


Para assistir aos espetáculos no Cine-Teatro de Estarreja, é obrigatório cumprir as regras em vigor, impostas pela DGS.