qui 03 nov 21H00

CINEMA

VUES ET VOIX D'ESTARREJA

[Enviar a um amigo]

AUDITÓRIO ENTRADA GRATUITA | SESSÃO s/ lugares marcados 


Os dois documentários em exibição: “A Ria e a Fábrica”, de Laurent Maget, e “Vues et Voix d'Estarreja”, de Fabienne Wateau e Carmen Giongo em colaboração com alguns alunos e professores do agrupamento de Escolas de Estarreja, ao abrigo do projeto SAFE - Social Awareness for Environment in Estarreja. Os filmes têm como tema central o impacto da atividade industrial no concelho estarrejense.

Uma iniciativa inserida no 10.º Colóquio do “OHM-Estarreja: reflexão para um diálogo transdisciplinar em Estarreja

GÉNERO DOCUMENTÁRIO | DURAÇÃO 24 MIN | CLASSIFICAÇÃO ETÁRIA M/12


De um histórico de poluição industrial química à reconstrução turística e ambiental de Estarreja, o filme apresenta um retrato subjetivo da situação vivida e percebida hoje por trabalhadores das fábricas, pescadores, agricultores e estudantes vinculados a projetos ambientais.

Idioma: gravações de som ao vivo (português com legendas em francês ou inglês)

Diretoras: GIONGO Carmem (Univ. Feevale, Brasil) e WATEAU Fabienne (CNRS- Univ. Paris Nanterre, França)

Participação: Labex Driihm, OHM Estarreja, MSH Mondes, IAC, Universidade de Paris Nanterre, Universidade de Aveiro, Universidade Feevale,

Colaboração: Daniela Figueiredo (Univ. Aveiro, Portugal) e Johnny Reis (Univ. Aveiro, Portugal)

Produção: CNRS

 


TITULO: A RIA E A FÁBRICA

GÉNERO DOCUMENTÁRIO | DURAÇÃO 23 MIN | CLASSIFICAÇÃO ETÁRIA M/12

À beira do oceano estende-se a maior ria de Portugal: a ria de Aveiro, frágil reserva de uma biodiversidade excecional. Bem próximo, o Complexo Químico de Estarreja desenvolveu-se durante sessenta anos, no seio de uma região densamente povoada, na qual as práticas tradicionais da agricultura e da pesca assumem ainda um papel de relevo. Quais foram as consequências da atividade industrial neste ambiente e nas populações vizinhas? Como evoluíram as relações entre o complexo químico e a sociedade? Que futuro para este precioso ecossistema em tempo de transformações climáticas e de crise económica? Foi com o objetivo de responder a tais questões que o CNRS instituiu, em colaboração com a Universidade de Aveiro, o Observatório Internacional Homme-Milieu «Estarreja». O objetivo é o estudo dos múltiplos impactos da atividade industrial na relação homem-meio ambiente no decurso das últimas décadas, para melhor compreender as evoluções atuais e, porque não, «segurar na māo o futuro».

Idioma: gravações de som ao vivo (português com legendas em francês ou inglês)

Realizador: Laurent Maget

Conseillers scientifiques (traduire): Anne-Marie Guihard-Costa, Eduardo Anselmo Ferreira da Silva, Manuela Inácio

Colaboração: Miguel Oliveira e Silva, Diogo Almeida Santos, José Marques da Silva, Maria dos Anjos, António Jorge Feio Bacelar, José Alberto Pires, Raul Manuel Guiomar Nunes Bastos, Marco Paulo da Costa Silva, Paula Silva, Norberto Monteiro, Carla Alexandra Figueiredo Patinha

Produção: CNRS Images