dom 12 mar 16H00

MÚSICA

OPERAÇÃO ÓPERA!

CONCERTO DE FAMÍLIA c/ OFB
LAC
[Comprar bilhete] [Enviar a um amigo]

AUDITÓRIO 3€ | ENTRADA GRATUITA (Cartão Amigo, Cartão Sénior, Jovem e Alunos “Música na Escola” + 2 Familiares)| SESSÃO c/ lugares marcados


GÉNERO MÚSICA | DURAÇÃO 50 min | CLASSIFICAÇÃO ETÁRIA M/6


O Mestre de Música (ll Maestro di Cappella) de Domenico Cimarosa


Todos os anos a ORQUESTRA FILARMONIA DAS BEIRAS, através do programa Música na Escola, leva a música a milhares de crianças do 1º Ciclo. Música na Escola é um projeto de ação educativa, que tem como objetivo a divulgação musical, a sensibilização e a formação do público infantil para a música erudita, dando ênfase à participação das crianças no processo de realização musical através de interações com a orquestra. Além disso, pretende-se proporcionar uma experiência de contacto com a música orquestral e o alargamento dos conhecimentos sobre música e sobre a orquestra. Além de ouvir música, a possibilidade de a experimentar de várias formas, é uma oportunidade para alargar o conhecimento empírico e para estimular a criatividade e a imaginação das crianças. Depois das sessões pedagógicas é apresentado o Concerto de Família, em que as crianças convidam a família a assistir ao concerto final, podendo assim partilhar os conhecimentos adquiridos anteriormente.

Na edição de 2023 a Orquestra Filarmonia das Beiras decidiu abordar a obra Il Maestro di Cappella, de Domenico Cimarosa, numa versão propositadamente traduzida para português, designada O Mestre de Música. Esta obra singular do repertório lírico apresenta caraterísticas que lhe conferem grande potencialidade pedagógica a ser explorada por variados enquadramentos. Trata-se de um Intermezzo, uma miniópera que era apresentada durante o intervalo das grandes óperas e que, neste caso, tem apenas uma personagem e apresenta várias situações muito cómicas.

Este projeto será apresentado pelo Professor Jorge Castro Ribeiro e terá como solistas a soprano Beatriz Maia, o tenor João Barbas, o barítono Eduardo Portugal e o baixo/ barítono Miguel Maduro-Dias, sob a direção do maestro convidado Rui Pinheiro.

A história deste intermezzo é muito simples e apresenta várias situações muito cómicas. O Mestre de Música está a ensaiar com a sua própria orquestra. Declara que quer executar uma ária em “estilo sublime”, referindo-se à autoridade dos antigos mestres “que sabiam tanto”. Quando finalmente iniciam a execução da ária o resultado é desastroso. Cada instrumento entra no momento errado, estragando a música e obrigando o mestre a cantar, ele próprio, a parte de cada um. E assim o mestre continua ensinando cada um, até que os músicos dos diferentes instrumentos aprendam a sua parte. Depois de aprenderem, experimentam, enfim, tocar todos juntos a música proposta. Têm sucesso. O mestre de música, satisfeito, decide então que a orquestra toque uma “grande peça” de grande efeito. Será que vão conseguir?


Orquestra Filarmonia das Beiras; Beatriz Maia, soprano; João Barbas, tenor; Eduardo Portugal, barítono; Miguel Maduro-Dias, baixo/barítono; Jorge Castro Ribeiro, apresentação; Rui Pinheiro, direção


[Espetáculo promovido pelo Cine -Teatro de Estarreja]