dom 18 abr 16H00

TEATRO AMADOR | 2,5€

SERVIÇO EDUCATIVO | GRUPO II DE FORMAÇÃO DE TEATRO

CENOFOBIA

PANOS – PALCOS NOVOS PALAVRAS NOVAS
100CENAS - MOSTRA DE ARTES PERFORMATIVAS
[Enviar a um amigo]
Texto: André Teodósio
Encenação: Paula Alexandra Carreira
Elenco: Carlos, Sara, Rita, Eduarda, Rita Bronze, Quico, Mariana, Cátia, Alexandra, Rosana, Margarida, Sara, Beatriz, João, Daniela, Adriana, Ana Amaro

Cenofobia é um texto escrito por André Teodósio, actor e encenador do Teatro Praga, exclusivamente para o projecto Panos, desenvolvido pela Culturgest que conta com 6 anos nesta iniciativa.

Panospalcos novos palavras alia o teatro escolar/juvenil às novas dramaturgias, inspirando-se no programa Connections do National Theatre de Londres. Todos os anos há peças novas escritas de propósito para serem representadas por grupos escolares ou de teatro juvenil.

Cenofobia trata-se de um quebra cabeças. Um jogo para ser jogado com um grupo de pessoas que entra em palco e faz coisas. Não é nada mais do que isto!

Cenofobia consiste num grupo de pessoas que tem de fazer alguma coisa para alguém. Por mais cruel que seja esta verdade do teatro (quantas vezes queremos ficar deitadinhos na cama a ouvir a chuva na rua em vez de ir fazer espectáculos), ela é a condição revolucionária desta arte. Temos de fazer alguma coisa. E para alguém, porque senão a coisa toma conta de nós (o que é um paradoxo, uma vez que se sentimos que temos de fazer alguma coisa, é porque há já alguma coisa a exigir-nos que façamos alguma coisa para que a tal coisa não nos coisifique!).

André Teodósio deixa-nos (desas)sossegar:
“Complexo? Lá está, é um jogo. E porque isto é tudo um jogo, só vos peço que não encarem este texto como um texto típico de teatro.
E que tipo de jogo será, perguntarão?
Hum. Um quebra-cabeças! Divirtam-se que eu farei o mesmo…”