sáb 29 jan 23H00

MÚSICA | BAR CTE 1,5€ |
ENTRADA LIVRE P/A ESPECTADORES DO TEATRO “ROSA, ESPERANÇA”

BÉNOIT PIOULARD (EUA)

[Comprar bilhete] [Enviar a um amigo]

.

Saído das fileiras da reconhecida editora Kranky, ao longo da última década o fotógrafo e compositor norte – americano Thomas Meluch tornou mais precisos os contornos da silhueta de Bénoit Pioulard.

Identidade assumida aquando das suas primeiras composições, com aquela assinatura pretendeu o autor convocar e sobrepor a imagem e o som, síntese filtrada por um olhar documental que, desde há alguns anos, o levou a ter por companhia um gravador, no qual regista todo e qualquer ruído envolvente.
É de resto a partir da referida premissa que constrói todo o seu processo criativo, buscando em centenas de gravações arquivadas os sons e as texturas que lhe permitem contextualizar as suas composições. Estas, pontuadas por elementos electrónicos, ainda assim não deixam para trás a relação de proximidade com o seu autor, comportando uma forte marca descritiva em cada uma das suas letras.

Em Lasted, o seu mais recente trabalho, a fotografia confunde-se com a escrita. O detalhe que o autor nele deposita é quase obsessivo, convocando em exclusivo as responsabilidades pela produção, artwork e componente vídeo que acompanha cada um dos seus concertos. Bénoit Pioulard é um control freak. Thomas Meluch um dos mais talentosos autores norte-americanos da sua geração.

"[Pioulard's] songwriting has never been stronger...[Lasted] invites you to listen closely. 7.9/10"                                             Pitchfork

Four Stars [****] : "Masterfully textured...[Pioulard] can convey the pink-cheeked rush of being outdoors like few other artists."
All Music Guide

"Sublime atmospheric wizardry...He [sings] with the warmth and conviction of a true romantic."
NPR

Album of the Week: "A fascinating artist...Lasted features some of Meluch's most dynamic and accessible songs to date."
Treblezine

"[A] meticulously well-crafted album...9/10"
AU

"Wonderfully refined...His albums [are] infinite treasure troves. 4.7/5"
The Milk Factory

"A contender for my album of the year...Get this, now. 9.2/10"
Soul Muzak

"A wonderfully beautiful collection of songs; it's a crime that someone [so] clearly talented should go largely unnoticed. 8/10"
The Digital Fix

Four Stars [****] : "Meditative textures seamlessly fade into fragile acoustic forays."
Time Out Chicago

"His confidence in sonic exploration shows...a perfectly suitable tenant for the old house Grizzly Bear used to call home."
Spectrum Culture

"Un des albums les plus immédiats et sensibles de l'année...9/10"
Little Reviews