GOOGUÉS - DANÇA E MÚSICA PARA BEBÉS

DOM 05 OUT 15H00| 16H00

DANÇA | MÚSICA | 2,50€ | 1,50€ [C/ DESCONTO APLICÁVEL A GRUPOS ≥8 CRIANÇAS] | ENTRADA LIVRE DE UM ACOMPANHANTE ADULTO POR CRIANÇA
EVENTO INFÂNCIA / FAMÍLIA [1.º DOM. MÊS] | 40 MIN. | BEBÉS <3 ANOS

DANÇARTE E ÁRIA DA MÚSICA

APOIO: PROGRAMA TERRITÓRIO ARTES

Coreografia: Sofia Belchior
Composição musical: António Machado
Cenografia e desenho de luz: António Machado e Sofia Belchior
Figurinos: Sofia Belchior e Mariana Santos
Interpretação:
DançArte – Companhia residente no Teatro S. João, Palmela e Ária da Música
António Machado, Beatriz Pereira, Rita Cardoso, Sérgio Oliveira e Sofia Belchior
Técnica e montagem: António Machado e Mário Pereira  
Produção: Sofia Belchior
Equipamento de som, luz e transporte: Passos e Compassos
Apoios: Câmara Municipal de Palmela; MC/ IA 

Em 2008 a DançArte e a Ária da Música associam-se na criação e montagem da 4ª produção para bebés, cruzando a dança e a música ao vivo no mesmo espaço.
Depois de Piquicos – dança para bebés (Março de 2002/ Dezembro de 2004) de Ninicos – dança para bebés II (Fevereiro 2005/ Novembro 2007) e midimi – outras músicas para bebés (Outubro 2005/ Outubro 2007) a estreia de uma nova produção para um público especial e atento, suscita expectativa e curiosidade.
Muitos bebés, pessoas e programadores já conhecem o trabalho e a linguagem que foi criada, sendo este espectáculo a consequência lógica das criações anteriores e a progressão do trabalho dos criadores envolvidos.

Em 2008 a DançArte e a Ária da Música associam-se na criação e montagem da quarta produção para bebés, cruzando a dança e a música ao vivo no mesmo espaço.
Depois de Piquicos, Ninicos e midimi, Googuéesdança e música para bebés,  um espectáculo que oferece a dança e a música num contexto pensado ao pormenor, onde a luz, o som, o movimento, o cenário e a imagem se interligam e criam uma oferta única.

Conto-vos uma história…
Foi de fraldas que assisti ao meu 1º espectáculo.
Convidei os meus pais, a chupeta e o óóoo e fomos conhecer a arte de perto.  
De olhos e ouvidos bem abertos, vi e ouvi muitas novidades;
Num castelo nas nuvens, rebolei, vi o sol e a lua e viajei de barco;
Vi estrelas e bolinhas, dancei de mão de dada e toquei instrumentos.
Conheci animais e outros amigos, vi magias de perto e pós de prilimpimpim a sério;
Conheci um dragão simpático, brinquei aos príncipes e princesas, andei de cavalo e dancei ao som de músicas suaves.
Um dia mágico para todos, um dia em que, de forma especial, troquei olhares, sorrisos e mimos. Nunca me vou esquecer do que não me lembro muito bem, pois foi um dia mesmo, muito especial… Um dia registado no meu álbum de bebé, com fotos e comentários, como um acontecimento sublime.
O meu 1º espectáculo -  Googueés – dança e  música para bebés.        

Ass. Bebé

 

Com objectivos de criar novos públicos, deste tenra idade, a proposta estabelece também hábitos culturais em toda a família. 
Os intérpretes – dois músicos, duas bailarinas e um outro elemento que estabelece a ligação de tudo - dividem o espaço com os bebés e os pais que os acompanham, criando situações de interacção.
A acção será criada e estruturada entre a entrada na sala e a saída; todos os momentos são propostos com carinho: a entrada calma e mágica, a preparação – pousar os sacos, calçar as pantufas, entrar no espaço já iluminado e com som para reconhecimento e depois o espectáculo cheio de cor, luz, movimento e música, para mais tarde a saída ser doce e com muita  ternura.


António Machado
Natural de Lisboa, nasceu em 1971.
Desde cedo interessado pela música, iniciou os seus estudos nesta área aos dez anos de idade. Com formação clássica, desde muito cedo que desenvolve composições em que a síntese sonora e os MIDI são os veículos principais. Co-fundador de Passos e Compassos, dirige, produz e participa nas actividades das estruturas DançArte e Ária da Música, nomeadamente a nível técnico. Como compositor cria regularmente para diferentes públicos e contextos, não só com Passos e Compassos, mas também com outras entidades.
Por último a sua recente paternidade, potenciou estas experiências e transformou a música numa linguagem privilegiada na oferta do mundo ao bebé.

Beatriz Pereira
Natural de Lisboa, nasce em 1988.
Entre 1998 e 2006, frequenta e completa Curso de Formação de Bailarinos na Academia de Dança Contemporânea de Setúbal. 
Em 2000, integra a Pequena Companhia ( Little Company), uma companhia composta por alunos seleccionados do Curso de Formação de Bailarinos.
Intérprete na DançArte, desde Fevereiro de 2007.

Rita Cardoso
Natural de Setúbal, nasceu a 6/03/85.
Entre 1989 e 2003,  frequentou e finalizou o curso de formação Academia de Dança Contemporânea de Setúbal.
Desde Outubro de 2003 que frequenta a Licenciatura na Escola Superior de Dança.
Intérprete na DançArte, desde Fevereiro de 2004.

Sérgio Oliveira
Músico com formação clássica, clarinetista e maestro, mas também interessado pelas novas tecnologias e tendências à volta da música.
Com experiências na área do teatro e dança, partilha a sua arte com os mais novos. Também pai, compreende bem a importância da música na evolução dos bebés e a melhor forma de a interpretar neste contexto. 
Colabora com Passos e Compassos desde 2003.

Sofia Belchior
Natural de Lisboa, nasceu em 1974.
Iniciou os seus estudos de dança aos cinco anos de idade, na Academia de Dança Contemporânea de Setúbal, onde em Julho de 1992 finaliza o Curso complementar de dança.
Entre 1992 e 1995 foi bailarina da CeDeCe - Companhia de Dança Contemporânea de Setúbal. Co-fundadora de Passos e Compassos, dirige, produz e participa nas actividades da DançArte e Ária da Música, nomeadamente a nível de produção. Em 1998, frequentou o Curso de Gestores de Programação Artística, promovido pela Culturgest. Desde o ano 2000 que frequenta o Curso Superior de Dança na Faculdade de Motricidade Humana. Como formadora credenciada de dança, orienta regularmente acções de formação para diversos públicos e grupos etários. Como coreógrafa cria regularmente, para diferentes públicos e contextos, para a DançArte mas também para outras entidades.

 

[ site ]