PÉ NA TERRA

SEX 07 NOV 23H30

Os Pé na Terra surgem de um entrelaçado de ideias e desejos musicais, cruzando as influências que os vários membros do grupo transportam em si, e que vai de encontro ao actual movimento de revolução da música tradicional, tendo uma grande aceitação no público em geral.
Através de temas originais e da recolha e reinterpretação de temas tradicionais portugueses, transmitem uma energia que os une neste novo projecto da música folk em Portugal.

Os Pé na Terra nasceram em 2005, inicialmente com três elementos: Cristina Castro, Ricardo Coelho e Tiago Soares. Em 2006 partiram para uma formação de seis elementos, vindo a integrar o grupo, Tânia Pires, Rui Leal e Rui Pedro.
Têm percorrido Portugal e Espanha em diversos palcos, desde bares a festivais, onde se destacam o Andanças (São Pedro do Sul) e Festigal (Santiago de Compostela, Galiza).
Em 2007 o grupo sofre mudanças na sua estrutura. Mantendo-se os três membros iniciais (Cristina Castro, Ricardo Coelho e Tiago Soares), Adérito Pinto e Hélio Ribeiro, integram agora a formação actual.

Adérito Pinto
Baixo e percussões

Nascido em Paços de Ferreira no ano de 1982.

É licenciado em cinema e vídeo pela Escola Superior Artística do Porto (ESAP) e tem vindo a desenvolver vários trabalhos nesta área como, por exemplo, o videoclip da banda “Stubborm”.

Como músico teve aulas de baixo, tendo vindo a incorporar projectos como: “Scream” em 1997. “Article 37” onde chegou a gravar também uma maquete.

E desde Janeiro de 2007 é baixista dos “Pé na Terra” e tem tocado em vários locais como: “Andanças 2007”, “Iberfolk 2007”, “25 Abril em Barcelos” entre muitos outros.


Cristina Castro
Voz, acordeão, percussões.

Nasceu no ano de 1983 em Ermesinde.

É licenciada em psicologia e pós-graduada em musicoterapia.

Frequentou aulas de canto no Centro Reabilitação de Voz Isabel Maya em 2002, na Academia Trá-lá-lá em 2006, entre outros.

É, também, autodidacta no acordeão e algumas percussões.

Como vocalista, integrou alguns projectos musicais, tais como “Arrefole” ( 2001/06 ), onde participou na gravação do disco e “Lúmen” (2006/08), onde passou por diversos palcos.

No ano de 2005 fundou, com mais dois membros, o grupo “Pé na Terra” passando por vários festivais, nacionais e internacionais, como por exemplo, “Festigal”, “Andanças”.


Hélio Ribeiro
Guitarra, braguesa, percussões, voz.

Nasceu em 1979 em Paredes.

Terminou o 4º grau do conservatório de música do Porto e é auto-didacta em guitarra desde 1992. O seu primeiro projecto tinha o nome de “Ocaso”(95/05) onde gravou 3 maquetes e participou em vários concertos. Partiu, entretanto para outro projecto intitulado, “The Freak”, onde ganhou vários concursos. Gravou com esta banda, um EP em 2001. Mais tarde foi também convidado, como baterista pelos “Stubborm” onde gravou um single e um videoclip.

Entrou para os “Pé na Terra” em Janeiro de 2007, participando em concertos como : “Andanças”,“25 Abril Barcelos”, “Iberfolk”, Festival da Diversidade entre muitos mais.


Ricardo Coelho
Sopros, gaita-de-foles galega e transmontana, gralha, adufe.

Nascido em 1979, em Vila Nova de Gaia.

Iniciou aulas privadas de piano clássico com 11 anos de idade e aos 19 começa com a sua auto-aprendizagem em Gaita-de-foles, tendo sido acompanhado pela professora galega, Maria Xosé.

Participou como gaiteiro e flautista no grupo “Arrefole” desde a sua formação até Novembro de 2005, culminando este trabalho com a gravação do primeiro álbum.

Actualmente, participa nos grupos, “Lúmen”, “Pé na Terra”, “Bailebúrdia”, “Míscaros” e “Trovas d’Amigo”.

Paralelamente dá aulas de Gaita-de-foles, em Portugal.

Fundou e dirige o projecto “Gaiteirus.com”, que tem como propósito a divulgação da Gaita-de-Foles em Portugal.


Tiago Soares
Bateria tradicional, adufe, tar, bilha, sanzula, darbuka...

Nascido em 1989, no Porto. Concluiu o curso de interpretação pela A.C.E. em 2007, tendo participado em diversos workshops e espectáculos. Como Músico, fez um curso de percussão galega com Maria Xosé Lopez, percussão árabe na “Arabesk” e encontra-se a ter aulas com o prof. Joaquim Alves.

É percussionista do grupo “Toque de Caixa” desde 2004 tendo participado em concertos na Festa do Avante, Iberfolk 2006, 250 anos da região demarcada do douro.

É também membro fundador e percussionista dos “Pé na Terra”, onde já tocou em palcos como “Festigal” (Santiago de Compostela), Andanças, entre muitos outros. É co-fundador do projecto “Gaiteirus.com”, que tem como propósito a divulgação da Gaita-de-Foles em Portugal.

 

[site oficial] [música] [Vídeo]