ARREFOLE

SEX 30 NOV 23H00

MÚSICA BAR CTE 1,50€
ENTRADA LIVRE PARA ESPECTADORES DO FILME ALTERNATIVO (PINTAR OU FAZER AMOR)
OUTONALIDADES'07

TRADICIONAL | FOLK
  
Bateria, bodhrán, adufe, darabuka, udo, percussões finais: Bruno Cardoso
Bandolim, bouzouki, guitarra, cavaquinho e voz: Daniel Pereira
Gaita de fole, flauta contralto, tin whistle e bodhrán: Gonçalo Cruz
Bouzouki, guitarra e voz: Nuno Flores
Voz: Raquel Ferreira
Flautas: Músico convidado

Arre é palavra de ordem à tortura do fole.

Quando se juntaram, a única preocupação destes músicos foi fazer música. A música que fosse surgindo, mas sempre a sua música, e logo, representativa do seu povo...

Os Arrefole são uma formação que surge de forma muito natural e subtil. Procuram a música pela música, como parte de um crescimento e entendimento das realidades e circunstâncias do nosso tempo.

Mas dado que o que vivemos hoje é função do que passou, há que entender o passado, que é nosso e sempre o será, quer queiramos quer não. Oriundos de um meio urbano, tentam recriar uma experiência sonora que tenha a ruralidade como pano de fundo. Buscam instrumentos nos confins do tempo, enquanto que outros estão mesmo aqui ao pé, aos quais nunca poderão escapar.

Encravados no eterno conflito entre tradição e modernidade, entre um tempo que insistem ainda não ter passado, e outro, que estão seguros que já chegou; tocam o que a sensibilidade e a circunstância de um povo lhes transmite... simplesmente.

Não existe inovação sem tradição e nenhuma tradição resistirá sem inovação.

O álbum Arrefole (veículo climatizado) é o culminar do esforço desenvolvido ao cabo de 6 anos, entre aprender instrumentos, encontrar músicos, dar concertos, fazer gravações caseiras e muitas horas de ensaio. Traduz-se num ponto de viragem, em que se pretende transformar um conjunto de boas ideias num projecto sério e duradouro.

Veículo Climatizado distinguido.

O primeiro albúm dos Arrefole "Veiculo Climatizado" foi distinguido como o Melhor Álbum Revelação de 2006 segundo o programa "Sopa de Pedra" da Rádio Universitária do Algarve. Pelo facto, os nossos agradecimentos ao Carlos Norton e toda a sua equipa e um bem haja para 2007.

Janeiro 2007

O que se pode esperar do CD "arrefole, veículo climatizado."

Após 3 meses de trabalho intensivo no estúdio da editora Açor, ficou concluído o "Veículo Climatizado" – 1º álbum dos arrefole.

Trata-se de um viagem sonora, onde percorremos inúmeros ambientes e sonoridades da faixa 1 à 13, sem que nos apercebamos que decorreu 1 hora. É verdade! Trata-se de cerca de 1 hora de música praticamente contínua, com passagens suaves (ou intensas) de tema em tema.

A banda desejava um trabalho que resultasse como "uma peça", una e reconhecível, e não um conjunto de temas, com ordem aleatória, agrupado à pressa num CD.

Procuraram que este trabalho chegasse ao ouvinte como um mapa que auxilia o viajante, ou um guia experiente que nos dá a mão numa trilha rochosa.

Será que conseguiram?

Janeiro 2006