Festim 2012: Gaiteiros de Lisboa apresentam Avis Rara em Estarreja


SEX 08 JUN 22H00
GAITEIROS DE LISBOA
FESTIM 2012 – Festival Intermunicipal de Músicas do Mundo
Inserido nas Festas de Santo António, da Cidade e do Município de Estarreja
PRAÇA FRANCISCO BARBOSA | ENTRADA LIVRE
TRADICIONAL | 75MIN. | M/6



Os Gaiteiros de Lisboa são o primeiro grupo português a marcar presença na programação do Festim e escolheram o palco da Praça Francisco Barbosa para estrearem a apresentação ao vivo do seu último álbum, Avis Rara.

Inserido nas Festas de Santo António, da Cidade e do Município de Estarreja, o primeiro concerto da quarta edição do Festim (Festival Intermunicipal de Músicas do Mundo) neste concelho pertence aos Gaiteiros de Lisboa. Além de anunciar o Festim em Estarreja, este grupo composto por sete poli-instrumentistas vai também iniciar a digressão ao vivo do último álbum Avis Rara, com lançamento marcado para o próximo dia 4 de junho.

A música tradicional e popular está na alma dos Gaiteiros de Lisboa. Instrumentos muito particulares como a sanfona, a kissage e o balafon africano, flautas, trompas, ponteiras e gaitas de foles são parte integrante deste projeto sonoro que conta com cerca de 20 anos de existência. A esta família de instrumentos pertencem numerosos tambores que marcam o ritmo da tradição e a transportam para o século XXI.

Avis Rara é o sexto álbum do grupo que surge depois de Sátiro, lançado em 2006. Os Gaiteiros de Lisboa são Carlos Guerreiro, José Manuel David, José Salgueiro, Pedro Calado, Paulo Marinho, Pedro Casaes e Rui Vaz, primeiros portugueses a marcar presença no Festim e vão magnetizar o centro de Estarreja, mais concretamente toda a Praça Francisco Barbosa, num concerto ao vivo marcado para a noite do próximo dia 8 de junho.


4ª edição, 4 países e 4 concertos em Estarreja

O Festim conta este ano com a sua 4ª edição. Mantém uma programação diversificada dentro do melhor das músicas do mundo. Resultado de sinergias intermunicipais, nomeadamente dos concelhos de Estarreja, Sever do Vouga, Ovar, Albergaria-a-Velha e Águeda, o Festim é cada vez mais uma referência cultural, facto explicado pela recente integração no European Forum of Worldwide Music Festivals. Este ano Portugal, Tuva, Finlândia e Inglaterra encontram-se em Estarreja motivados pela música. Gaiteiros de Lisboa (8 de junho), Huun Huur Tu (16 de junho), Kimmo Pohjonen (29 de junho) e Blowzabella (6 de julho) representam cada um dos países e em Estarreja não vão deixar ninguém indiferente.


Mais informações em:
http://www.cineteatroestarreja.com
http://www.facebook.com/cinestarreja
http://twitter.com/CTE__