Ldia Franco conta a histria de scar e da Senhora Cor-de-Rosa no Cine-Teatro de Estarreja


SÁB 23 JUN 22H00
ÓSCAR E A SENHORA COR-DE-ROSA
Eric-Emmanuel Schmitt texto
Marcia Haufrecht encenação
Lídia Franco interpretação
Lídia Franco e Ivone Moura tradução
Ana Vaz cenografia e figurinos
José Carlos Nascimento desenho de luz
CTE | 5€ | DRAMA | 90MIN. | M/12
20% desconto com CARTÃO AMIGO


A plateia é convidada a entrar no quarto do Óscar e a conhecer a grande aventura da sua vida, com ajuda da Senhora Cor-de-Rosa. Um hino à vida, um mundo imaginado, um desafio à morte e uma interpretação notável de Lídia Franco em cena no CTE no próximo sábado, dia 23 de junho.

Óscar e a Senhora Cor-de-Rosa é um romance do francês Eric-Emmanuel Schmitt, pertencente à Trilogia Invisível que aborda questões relacionadas com religião. O próprio autor fez questão de transferir a peça para o palco e mais tarde para o cinema. Certo é que em apenas dez anos, desde que foi escrita, esta é a obra mais traduzida e representada de Eric Schmitt.

Estreada em Portugal, no Teatro Nacional D. Maria II, em 2008, Óscar e a Senhora Cor-de-Rosa chega pelas mãos de uma atriz que dispensa apresentações e que desde logo se apaixonou pelo texto do romancista francês. Chama-se Lídia Franco e neste monólogo consegue encher o palco de imagens e personagens.

A história conta a relação de uma criança de dez anos de idade (Óscar), que sofre de leucemia, com uma voluntaria do hospital oncológico onde está internado (Senhora Cor-de-Rosa), que todos os dias o visita. Entre os dois estabelece-se um pacto: “cada dia equivale a dez anos” e assim a vida fica mais longa. A “Vovó Rosa”, nome que Óscar dá à voluntária, convence-o a contar a Deus essa grande aventura, através de cartas que testemunham a vida maravilhosa de Óscar e às quais Lídia Franco dá voz, num intenso monólogo.

Este exemplo do bom teatro nacional vai estar no Cine-Teatro de Estarreja na noite do próximo sábado, dia 23 de junho, depois de ter sido requisitado para várias sessões relacionadas com cuidados paliativos, servindo de estudo para muitos profissionais e voluntários na área.



Mais informações em:
http://www.cineteatroestarreja.com
http://www.facebook.com/cinestarreja
http://twitter.com/CTE__