Cinema: Afluência de público é dez vezes superior

Exodus, Invencível e Birdman entre os próximos filmes em cartaz

A entrada do cinema digital dá um novo visual ao cartaz de filmes em exibição no Cine-Teatro de Estarreja e levou a um significativo crescimento de público. Em 2014 a afluência registou um aumento dez vezes superior, em comparação com 2013. Já é conhecido o calendário de cinema até ao final de fevereiro e os títulos em destaque. São mais 8 filmes prestes a entrar no grande ecrã da principal sala de espetáculos de Estarreja.

Os filmes do momento numa sala à porta de casa. Desde a chegada do cinema digital a Estarreja, esta máxima norteia a definição do cartaz de títulos em exibição. Dentro de uma estratégia capaz de abranger diferentes públicos, géneros cinematográficos e industrias, a nova roupagem dada ao cinema no Cine-Teatro de Estarreja (CTE), através do investimento municipal no sistema digital, fez disparar o gráfico de espetadores. De setembro a dezembro, passou-se de 261 espetadores de cinema, em 2013, para um total de 3491, em 2014, um volume que significa um aumento superior a dez vezes. No último quadrimestre de 2014, já com cinema digital, o grande ecrã do CTE exibiu 21 sessões de cinema, exatamente o mesmo número registado no período homólogo de 2013.

Filmes em exibição com destaque nos Óscares

Conhecida a lista de nomeados para a 87ª edição dos Óscares, os mais importantes prémios de cinema, o cartaz proposto pelo CTE ganha ainda mais relevo. “Birdman”, do mexicano Alejandro González Iñárritu, lidera a corrida aos Óscares com 9 nomeações (entre elas Melhor Filme, Melhor Realizador e Melhor Ator), e vai estar em exibição no CTE já no próximo dia 22 de fevereiro, às 17h, precisamente no dia do mediático certame. Esta comédia dramática protagonizada por Michael Keaton foi aplaudida na recente cerimónia dos Globos de Ouro, conseguido arrecadar 2 prémios (Melhor Ator de Comédia/Musical e Melhor Argumento Original).

Também “Invencível“, de Angelina Jolie, será mencionado no palco do Teatro Dolby, em Los Angeles. Com 3 nomeações aos Óscares, a inacreditável história de vida de Louis Zamperini será apresentada no grande ecrã do CTE dia 1 de fevereiro, às 21h30.

Antes, o cartaz de cinema do CTE inclui ainda “Exodus: Deuses e Reis”, de Ridley Scott (18 jan. 17h), “À Noite no Museu: O Segredo do Faraó”, de Shawn Levy (25 jan, 17h), e “Abelha Maia: O Filme” (1 fev. 10h30).

Às quintas também há cinema

O Município de Estarreja e o Cine-Teatro de Estarreja mantêm a parceria com o Cine-Clube de Avanca, dando-lhe expressão no ciclo Quintas de Cinema. Com um cartaz focado nas produções europeias e no cinema de autor, Quintas de Cinema é composto pela exibição de uma longa-metragem, antecedida por uma curta-metragem. Os próximos filmes integrados no ciclo são: “Quando a Noite Cai em Bucareste ou Metabolismo”, de Corneliu Porumboiu (22 jan. 21h30), “Comer, Dormir, Morrer”, de Gabriela Pichler (5 fev. 21h30), e “Um Castelo em Itália”, de Valeria Bruni Tedeschi (26 fev. 21h30).


Consulte aqui todos os filmes em cartaz no Cine-Teatro de Estarreja