Estarreja exporta música jazz

A Big Band Estarrejazz acrescentou mais um degrau ao festival Quebra Jazz, em Coimbra. No passado dia 4 de setembro, a orquestra que carrega o nome de Estarreja estreou-se na divulgação do jazz pelo país.

Depois de contracenar com nomes incontornáveis do jazz nacional, como Marta Hugon, Maria João e Mário Laginha, a participação da Big Band Estarrejazz no Quebra Jazz, em pleno centro histórico conimbricense, soma mais um importante ponto ao currículo desta jovem orquestra, fundada em 2012 no âmbito da vertente formativa do Estarrejazz, Festival de Jazz de Estarreja. Com direção de Pedro Moreira, a Big Band viajou pelos intemporais standards de Count Basie, Duke Ellington, Sammy Nestico, entre outros, comprovando que a nova geração está a devolver ao jazz todo o seu sabor.

Para Paulo Bandeira, diretor artístico do Estarrejazz e impulsionador desta orquestra formada por 15 jovens músicos do concelho, a Big Band Estarrejazz “é um produto completamente exportável, cabe em qualquer palco e não deve ter preconceitos de nada porque está ao mais alto nível”. O concerto nas escadas do Quebra Costas mostra o reconhecimento do trabalho de qualidade da Big Band, levando este produto artístico de Estarreja para fora dos limites concelhios e dando início a um ciclo de novos concertos ao vivo.

Avizinha-se mais uma edição do festival que lhe dá nome. O Estarrejazz regressa de 9 a 17 de outubro com um programa dedicado ao melhor jazz contemporâneo e onde a Big Band Estarrejazz tem presença obrigatória. “Já está a ser trabalhado o repertório para o Estarrejazz, com composições originais do pianista Carlos Azevedo”, declarou Paulo Bandeira. Depois do festival Quebra Jazz, a Big Band tem os olhos postos no seu próprio festival onde irá partilhar o palco e a pauta com Carlos Azevedo, fundador da primeira Licenciatura de Jazz do país. O concerto está marcado para 17 de outubro, pelas 21h30, no Cine-Teatro de Estarreja.

+
http://www.cineteatroestarreja.com
http://www.facebook.com/cinestarreja
http://twitter.com/CTE__