Estarrejazz’15: Carlos Bica na liderança da segunda parte do festival

O Festival de Jazz de Estarreja continua este fim-de-semana. Sexta e sábado, dias 16 e 17 de outubro, Carlos Bica & Azul, Samuel Lercher Trio e Carlos Azevedo com a Big Band Estarrejazz mantêm acesa a festa do jazz no Cine-Teatro de Estarreja.

Portugal, Alemanha e EUA numa só bandeira, pintada de “Azul” e hasteada na música jazz. O trio “Azul” de Carlos Bica é uma importante referência no panorama do jazz contemporâneo europeu, onde o contrabaixista português radicado em Berlim contracena com o guitarrista alemão Frank Möbus e o baterista norte-americano Jim Black. “Things About”, quinto álbum da formação com 20 anos de existência, é mais um bom motivo para Bica, Möbus e Black abrirem a segunda metade do Estarrejazz 2015. Dia 16 de outubro, pelas 21h30, uma sonoridade grandiosa e cheia de personalidade vai cobrir o Cine-Teatro de Estarreja (CTE), numa noite onde o jazz, orgulhoso, triunfa na originalidade e qualidade destes músicos.

Sábado, é a vez da Big Band Estarrejazz voltar ao palco da casa-mãe e ao festival que lhe dá nome. Surgida em 2012, esta orquestra em formação contínua já contracenou com importantes figuras do jazz nacional como Mário Laginha, Maria João e Marta Hugon. Este ano, Carlos Azevedo foi o nome escolhido para ingressar nesta viagem partilhada, terreno que o pianista e compositor atravessa de olhos fechados, não fosse ele o diretor da conceituada Orquestra de Jazz de Matosinhos. Protagonista do movimento jazzístico portuense e fundador da primeira licenciatura em Jazz do país, Carlos Azevedo apresenta-se ao lado da Big Band Estarrejazz, pelas 21h30 de 17 de outubro, com repertório do próprio pianista. A jovem formação dirigida por Pedro Moreira soma mais um nome maior do jazz às suas partilhas musicais.

Samuel Lercher no piano, André Rosinha no contrabaixo e Marcelo Araújo na bateria, carimbados pelo símbolo “Afterhours” do Estarrejazz 2015, preparam dose dupla de concerto. O trio liderado pelo pianista francês residente em Portugal apresenta o disco de estreia “Epílogue” no Saramago Caffé Bar, dia 16, e no espaço Café-Concerto do CTE, dia 17 de outubro, sempre a partir das 23 horas. Jazz e música clássica com um bom toque de groove, Samuel Lercher Trio propõe temas cinematográficos e uma energia contagiante para encerrar a edição de 2015 do Estarrejazz em ambiente de verdadeira celebração.

Estarrejazz 2015
Festival de Jazz de Estarreja
9 > 17 OUT

[ programa ]

Sex 16 21h30
Trio Azul – Carlos Bica, Frank Möbus e Jim Black
/Auditório CTE

Sex 16 23h00
Samuel Lercher Trio “Epílogue”
/Saramago Caffé Bar

Sáb 17 21h30
Carlos Azevedo + Big Band Estarrejazz
/Auditório CTE

Sáb 17 23h00 
Samuel Lercher Trio “Epílogue”
/Café-Concerto CTE

Bilhetes à venda na Bilheteira do CTE, no site da BOL - Bilheteira Online, lojas Fnac, CTT e El Corte Inglés.
CP - Comboios de Portugal e a Antena 2 apoiam a divulgação do Estarrejazz’15 – Festival de Jazz de Estarreja.

Mais informações em www.cineteatroestarreja.com