BANDA AMIZADE – BANDA SINFÓNICA DE AVEIRO

DOM 16 MAR 16H00

MÚSICA | 1,50€ | ENTRADA LIVRE PARA +55 ANOS

EVENTO SÉNIOR (3.º DOM. MÊS)

 

www.bandaamizade.com

Direcção: Carlos Marques

Convidado Especial (solista em Tuba): Nuno Machado

 

 

A Banda Amizade – Banda Sinfónica de Aveiro visita o Cine-Teatro de Estarreja no terceiro domingo do mês de Março, cumprindo a habitual oferta para público sénior (e não só!) deste calendário.

 

A Banda Amizade é a mais antiga da da cidade de Aveiro a nível musical, contando com 173 anos de existência ininterrupta. A sua sobrevivência só foi possível graças ao entusiasmo, à carolice, à abnegação de gerações de cidadãos, que tanto lutaram e se sacrificaram pelo amor a esta nobre causa que é a Música - a mais salutar de todas as artes. Tem actuado nas mais diversas regiões do país e do estrangeiro, participado também em diversos Festivais e Concursos, tendo sido premiada por diversas vezes e merecendo sempre rasgados elogios.

 

 

Programa:

Olé Junqueira, de Carlos Marques

Pentaphonic, de Franco Benzi

Gagarin, de Nigel Clarke

Concertino para Tuba e Banda Sinfónica, de Carlos Marques

Hymn à la Musique, de               Serge Lancen

The Divine Comedy, de Robert W. Smith

 

Algumas actuações da Banda Amizade:

 

1960 - 1º Grande Concurso Nacional de Filarmónicas e Bandas de Música Civis promovido pela FNAT (3º prémio);

1979 - 1º Festival de Música Popular, promovido pelo INATEL;

1984 - VI Internationale Musik Wettspielee Prize der Nationens em Büdingen, Alemanha (2º Prémio, não tendo havido atribuição do 1º);

1984 - Festival de Bandas em Burges (França);

1985 - Concurso EDP de Bandas de Música (1º pémio da 2ª categoria);

1990 - Göteburg Music Festival em Gotemburgo, Suécia (2º prémio da sua categoria, não tendo sido atribuído o 1º. Menção honrosa para o Maestro A. Duarte Neves);

2001 - I Festival Internacional de Bandas de Aveiro;

2004 - IV Festival de Bandas Filarmónicas da Gafanha da Nazaré;

2005 - Concerto de encerramento do I Concurso de Bandas Cidade de Aveiro;

2005 - Certamen Internacional de Bandas de Música Ciudad de Valência (3ª secção);

2005 - XXIX Festival Internacional de Bandas de Música de Montserrat (Espanha);

2006/07/08 – Participação nos Ciclos de concertos “Bandas em Concerto” organizado pela DRCC do Ministério da Cultura.

2206 - I Festival Ibérico de Bandas Filarmónicas Cidade de Espinho;

2006 – Festival Internacional de Bandas de Música de Sax (Espanha);

2006 - Certamen Internacional de Bandas de Música Ciudad de Valência, (3º prémio na 1ª categoria).

2006 – Concerto de Encerramento do II Concurso de Bandas Cidade de Aveiro.

2007 – Participação no XII Festival Internacional de Bandas de Boqueixón (Espanha).

2007 – Participação no XIII Festival Internacional de Bandas em Besana in Brianza, na Itália

2007 – 3º prémio no Concurso Internacional de Bandas Vila d’Alginet, em Espanha.

                  Por este magnífico passado e pelo papel que tem desempenhado na divulgação da cultura aveirense, a Banda Amizade teve a honra de receber as medalhas de Prata e de Ouro da cidade de Aveiro.

Presentemente a aposta primordial da Banda Amizade é na formação de músicos. Possui uma escola de música, uma orquestra juvenil e uma Big-Band premiada em diversos concursos de Big-Bands. Organiza ainda, anualmente e desde 2001, um Estágio para Instrumentistas de Sopro (Verão Amizade).

 

 

Curriculum Carlos Marques

 

Carlos Marques nasceu em 1973. Estudou Trompete no Conservatório de Música de Aveiro.

Após estudar Composição, Teoria Musical, História da Música, Acústica e Trompete no Exército, pertenceu, durante 9 anos e com o posto de  1º Sargento, à Orquestra Ligeira do Exército. Estudou Piano e Harmonia de Jazz com Paulo Pinto e Paulo Gomes. Estudou direcção com Robert Houlihan, Vasco Pierce de Azevedo e António Vassalo Lourenço. Teve aulas de direcção coral com Marina Krilova. Estudou Teoria e Formação Musical com Vasco Negreiros. É licenciado em Teoria e Formação Musical pela Universidade de Aveiro. É mestrando em direcção de Banda, Fanfare Band e Brass Band com Alex Schillings na Royal Conservatory of Music of The Hague, na Holanda. Participou no “British Size conducting”, na Universidade de Gröningen, na Holanda, tendo trabalhado com Tijmen Botma, Nigel Clarke, Garry Cutt, Tom van Noord, Francis Pieters e Josef Suilen e com as bandas KMK “Johan Willem Friso”, Brassband De Bazuin e Frysk Jeudg Fanfare Orkest.

Desempenha funções docentes no Conservatório de Música da Jobra, cuja orquestra também dirige. É docente na Escola Superior de Educação e no Instituto Piaget, em Viseu, e na Escola Superior de Educação Jean Piaget de Arcozelo, em Gaia.

Dirigiu a Banda de Música de Anadia. É maestro da Banda Amizade e da Amizade Big Band. É director artístico e co-fundador dos estágios para instrumentistas de sopro “Verão Amizade”.

Tem dirigido, como convidado, diversas bandas portuguesas e holandesas. Com a Banda Amizade, ganhou em 2006 o 3º prémio da 1ª secção do CIBM (Valência, Espanha) e em 2007 o 3º prémio no Concurso Internacional Villa d’Alginet (Espanha). Com a Amizade Big Band obteve um 3º prémio no I Concurso Nacional de Big Bands, em Alcobaça.

Como compositor tem cerca de 100 peças, entre originais e arranjos. É regularmente convidado a escrever para diversos agrupamentos de música de câmara, bandas e big-bands. Por convite dos próprios, tem escrito diversas peças para Sérgio Carolino, Jeffrey Davis, etc. Escreveu um Concertino para Tuba e Banda Sinfónica - estreada na Casa da Música por Adélio Carneiro - que tem sido escolhido como obra obrigatória em concursos para instrumentistas a solo. Participou como orquestrador no 36º Festival RTP da Canção. Diversas composições suas têm sido escolhidas como obras de execução obrigatória em Concursos de Bandas em diversos países da Europa. Desde 2004 é editado pela editora holandesa Molenaar Edition Music Publishers.

Tem participado como júri em vários concursos (quer de instrumentistas a solo quer de concursos dirigidos a grupos) e como conferencista em diversos eventos. Tem orientado masterclasses e Estágios em diversas bandas e Conservatórios de Música.

 

 

Curriculum Nuno Machado

 

Nascido em 1976, Nuno Machado iniciou os seus estudos musicais aos 6 anos na Sociedade Musical de Pevidém, tendo como professor o Maestro Francisco Ribeiro.

Ingressa na Escola Profissional Artística do Vale do Ave em 1992, onde estudou com o professor Alexandre Fonseca (Tuba), e com os professores Paulo Silva, Kevin Waldroun (Musica de Câmara).

Em 1994 obteve o 3º Premio de Musica de Câmara (Nível Médio), e em 1995 obteve o 3º prémio de Musica de Câmara (nível Superior), no Premio dos Jovens Músicos.                 

Nesse mesmo ano participa no estágio da Orquestra “AIDIMOS” (Academia Internacional de Interpretação Musical de Orquestra Sinfónica), na França, na qual obteve o 3º lugar no concurso de solista e onde foi convidado a estudar no Conservatório Nacional de Região de Nantes.

Em 1996 ingressou no C.N.R de Nantes, na classe do professor Pichel Berger (Tuba e Musica de Câmara), onde obteve a medalha de ouro com 17 valores (Tuba), e medalha de ouro com 17 valores (Musica de Câmara) no curso superior, nesse ano frequenta aulas particulares com o Professor Thierry Thibault.

Em 1997 é admitido como docente na Escola de Musica de S.te Luce, dá varias master classes e apresenta-se a solo com varias Orquestras, onde com algumas das quais se apresentou em vários países como França, Inglaterra, Italia, Alemanha, Austria Bélgica.

Continuando os seus estudos em França como assistente do Professor Michel Berger, no C.N.R. de Nantes acaba o curso de aperfeiçoamento de Tuba com o 1º premio.

Frequentou Masterclasses com Professores como: Sebastien Rouillard, Walter Hilgers, Gerard Buquet, Stephane Laberie, François Thuillier, Michael Lind, Marc Girardot (Tuba e Oficleide), Michel Godard (Tuba e Serpentão), Marc Steckar, Oyestein Baadsvik, Philip Legris, Jonh Sass, Sam Pilafia, Roger Bobo, Gene Pokorny, etc.

Participa como orientador em varios masterclasses e como elemento de Jurí de varios exames em Conservatórios e Escolas de Musica em Portugal bem como na Espanha e França.

Actualmente é Professor na Escola Profissional de Arte de Mirandela (ARTEMIR), na Escola Profissional de Artes da Beira Interior (EPABI), Membro do Trio de Tubas e Percussão “BIG BROTHERS” (França).