PETER MURPHYS CARVER COMBO (SUE)

SB 03 MAI 23H00

MÚSICA | BAR CTE 1,50€
ROCK | ALTERNATIVA

Voz: Peter Murphy
Guitarras: Staffan Johansson
Bateria: Stefan Cronebäck
Contrabaixo: Andreas Nordell
Teclados: Markus Olsson

 

As origens desta banda Sueca remontam ao ano de 1999, altura em que Peter Murphy, vocalista (homónimo Nórdico de Outro Inglês) e Staffan Johansson (guitarrista) se conheceram. Após apenas meia hora a tocarem juntos, deram o seu primeiro "concerto" num pequeno clube em Estocolmo e permaneceram juntos desde então.

Motivados pelo desejo de acrescentar mais diversidade às suas músicas, convidaram Stefan Cronebck, baterista que já tinha tocado com Staffan e Andreas Nordell contrabaixista que tocara com Peter a juntar-se ao projecto e pela Primavera de 2000 Peter Murphy's Carver Combo era então um facto. Depressa se encaixaram e desenvolveram uma forma musical tanto rápida e original como compensadora e estimulante. Da junção das canções escritas por Peter e dos arranjos acrescidos pelo resto da banda, conceberam um som distinto muito próprio que tem sido descrito de várias maneiras.
 

A banda Peter Murphy's Carver Combo, originária de Estocolmo (Suécia) apresenta um som entrelaçado com guitarras saídas do Pulp Fiction, melodias Country alternativas, um ritmo Rockabilly e harmonias quase Gospel, tudo isto rematado e misturado com um forte domínio Soul e com a voz de Peter Murphy que varia entre Matt Johnson (The The) e Morrissey (The Smiths) entre outros, constando nas suas influências nomes como Bessie Smith, Hank Williams, The Clash, Lee Perry, Phil Spector e Tom Waits, tendo este um tributo disponível no Youtube na forma de uma belíssima cover ao vivo da música Chocolate Jesus.

Após um ano e meio de concertos pelos bares e clubes de Estocolmo e depois de um mítico concerto a par com Rufus Wainright, entraram finalmente em estúdio em 2003, onde gravaram o seu primeiro álbum One sin betwen me and the lord apoiados pela Sony Publishing e pelo seu co-produtor Jerker Eklund. Belíssimas canções deste Peter Murphy nórdico, a que se junta o inventivo contrabaixo de Andreas (e o seu admirável apoio vocal), a dinâmica rítmica da bateria de Stefans e a característica e imperdível execução de guitarra de Staffans. O álbum está repleto de músicos convidados e foi nesses que a banda viu surgir mais um elemento, que passou de convidado a músico permanente, é ele Markus Olsson, que toca saxofone e clarinete no álbum e um peculiar e frenético teclado que enriqueceu ainda mais a banda.

Agora, em rumo à internacionalização escolheram Portugal para início da sua tournée Europeia, trazendo consigo mais um álbum escondido na manga. Estarão entre nós na primeira quinzena de Maio, com o apoio da Antena 3.
Aqui estão eles então: Peter Murphy's Carver Combo, a não perder!