Cristina Branco e Big Band Estarrejazz juntam-se para celebrar o Dia Internacional do Jazz

terça, 30 de abril, 2019

Estarreja celebra o Dia Internacional do Jazz. Hoje, dia 30 de abril, vão ecoar no mundo inteiro os sons do jazz, para lembrar a importância deste género musical, e “o seu papel diplomático de unir pessoas em todos os cantos do globo”. A cantora Cristina Branco, um nome incontornável da música nacional e internacional, é a convidada da Big Band Estarrejazz para um concerto sem par no palco do Cine-Teatro, às 21h30.

Estreada em novembro de 2013, no âmbito do festival que lhe dá nome, a Big Band Estarrejazz volta a apresentar-se no auditório do Cine-Teatro de Estarreja para celebrar o Dia Internacional do Jazz, criado pela UNESCO, com uma das mais marcantes vozes da sua geração, Cristina Branco.

Com quase uma dezena de álbuns editados, Cristina Branco é sinónimo de sofisticação. Dentro de uma área de fortes raízes conservadoras e tradicionalistas como é o caso do fado, a cantora apresenta sempre uma alternativa alicerçada em poetas eternos-clássicos, compositores requintados e músicos de excelência que transpõem uma aura única ao vivo. 

Ao lado do premiado "Menina" (Melhor Disco de 2017 pela Sociedade Portuguesa de Autores e nomeação ao Globo de Ouro de Melhor Intérprete Individual), o seu mais recente trabalho “Branco" confirma a criação de um «novo normal» na música de Cristina Branco. O arrojo na escolha de compositores e letristas inesperados, assim como uma visão estética que traçou um caminho muito próprio em termos de imagem, fazem de Cristina Branco uma das mais importantes personalidades da música portuguesa dos últimos tempos. Os espetáculos por toda a Europa multiplicam-se e indicam que a designação de «fado-jazz» vem fazendo cada vez mais sentido. 

Recentemente Cristina Branco estreou-se como escritora, numa partilha muito pessoal a que chamou "RoadCook". Um livro de alimentação saudável para dias na estrada, à descoberta da dieta alcalina (também em versão inglesa). Surpresa e novidade são uma constante na história recente de Cristina Branco.

Mais um concerto ímpar da Big Band Estarrejazz, com o maestro Carlos Azevedo.