Este fim de semana a língua portuguesa é protagonista no CTE

quarta, 23 de outubro, 2019

Este fim de semana começa mais cedo no Cine-Teatro de Estarreja com as Quintas de Cinema. Depois da passagem pelos festivais de Veneza e Toronto, o filme “A Herdade”, de Tiago Guedes com o ator Albano Jerónimo, chega ao CTE esta quinta-feira, às 21h30. A trama retrata a vida de João Fernandes, o patriarca de uma abastada família tradicional portuguesa. A herdade de que é proprietário situa-se na margem sul do Tejo e é um dos maiores latifúndios da Europa. A vida dele, assim como o local onde sempre viveu, é um espelho de Portugal. Percorrer a história de João, desde os princípios da década de 1940 até à atualidade, é contextualizar a vida social, política e financeira de um país inteiro. Este filme português está na lista das 93 películas anunciadas este mês pela Academia de Hollywood para concorrer ao Óscar de Melhor Filme Internacional na 92.ª edição dos prémios mais importantes do cinema.

É a partir da maior obra teatral já escrita que nasce “Hamlet Cancelado – Um Solo de Vinícius da Piedade”. Encenado e protagonizado por Vinícius Piedade, este monólogo mostra um figurante inconformado com o cancelamento de uma peça de William Shakespeare na véspera da estreia.  Utilizando fragmentos dos textos originais, trechos da proposta do encenador, pedaços dos cenários que estavam a ser construídos e retalhos dos figurinos que estavam a ser feitos, decide construir por conta própria o seu espetáculo, na esperança de poder levar ao público uma adaptação dessa ousada conceção de direção, oferecendo a sua pequena versão desta grandiosa obra. A não perder esta sexta-feira, dia 25, às 21h30.

Sábado, dia 26, é dia de celebrar o 95.º aniversário da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Estarreja com o concerto “Exército e Bombeiros Unidos pelo Som” com a Banda do Exército Português e com a Banda dos Bombeiros Voluntários de Óbidos. Esta gala tem como objetivo a angariação de fundos para a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Estarreja que prestam um serviço de manifesto interesse público para o concelho, garantindo a salvaguarda das missões ligadas à proteção de pessoas e de bens. Venha ajudar a apagar as velas às 21h30.

Egas Moniz recebeu o Prémio Nobel da Fisiologia e Medicina a 27 de outubro de 1949 pela descoberta da leucotomia pré-frontal. Este domingo, às 16h, Estarreja assinala os 70 anos da atribuição do galardão ao neurocientista natural de Avanca, único no país no domínio da Ciência, com o concerto dos “Alma de Coimbra”.  A cidade e a universidade de Coimbra, sempre fizeram parte das vivências de Egas Moniz que sempre as recordou como pilares da sua formação. “Alma de Coimbra” representa uma homenagem ao neurocientista, que dizia nunca se poder esquecer desta “Nobre Cidade”. Antigos alunos da Universidade de Coimbra encontram na música um espaço agregador e propiciador do cultivo dos ideais que pautaram os seus anos de vida académica. Tendo como núcleo central um coro masculino, as suas apresentações incluem, por norma, as guitarras e os fados de Coimbra sempre exaltando os poetas, autores e intérpretes portugueses ou de língua portuguesa. A entrada é gratuita mediante inscrição prévia.